Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HPV: Sesapi reforça a importância da vacina para os municípios
A coordenadora de Imunização da Sesapi, Doralice Lopes, reforça que os municípios terão participação importante
A um mês do início da vacinação gratuita contra o HPV, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforça a importância da imunização contra o vírus que pode provocar o câncer de colo de útero. A eficácia da vacina é de 98,8% contra a doença. A partir de março, a dose contra o HPV vai estar disponível para meninas de todo o Brasil com idades de 11 a 13 anos.
A coordenadora de Imunização da Sesapi, Doralice Lopes, reforça que os municípios terão participação importante neste processo e, segundo a coordenadora, foi dividido pelo Ministério da Saúde em três etapas.
“O Ministério da Saúde vai utilizar o esquema estendido que é a aplicação da primeira dose em março, a segunda dose seis meses depois e uma terceira dose cinco anos após a primeira dose. À medida que nós expandimos esse espaço entre as doses, nós aumentamos a eficácia da vacina e assim nossas alunas e futuras mulheres estarão devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero", destaca.
A vacina contra o HPV é segura e tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. De acordo com a coordenadora de Imunização da Sesapi, a vacina tem a intenção de proteger o público feminino das escolas contra o câncer do colo do útero.
"Já enviamos todas as informações necessárias sobre o HPV aos principais municípios do Estado e a intenção é de que possamos contar também com as secretarias municipais de educação, já que as vacinas serão aplicadas nas escolas e nas unidades de saúde desses municípios. Queremos cobrir todo o estado com a parceria dos gestores para um melhor resultado”, avalia Doralice Lopes.
A vacina contra o HPV não elimina o uso de camisinha nas relações sexuais. Além disso é preciso manter as ações já adotadas para prevenir o câncer de colo de útero, como o exame Papanicolau. Meninas de 11 a 13 anos devem tomar a vacina contra HPV nas escolas e unidades de saúde do SUS a partir do dia 10 de março.
Por Adriano Magno