Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Membros do QualiSus participam da EXPOGEP
O projeto QualiSUS, objetiva apoiar a consolidação de um sistema integrado de serviços de saúde
Os membros do Núcleo Estadual de Gestão Operacional do Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Saúde – Projeto QualiSUS, José Ivan, Vinícius Oliveira e Francisco Sousa participaram de oficinas de trabalho com técnicos e apoiadores do Ministério da Saúde para otimizar o desenvolvimento do Projeto QualiSUS, no âmbito estadual. O evento acontece durante a programação da II Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS (EXPOGEP), que acontece no centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília.
De acordo com Vinícius Oliveira, a II Mostra reúne trabalhadores, gestores, pesquisadores, representantes da sociedade civil e estudantes da área da saúde, com o objetivo de debater e trocar experiências, acima de tudo, está viabilizando a construção de diretrizes para a efetivação de políticas que estão em planejamento e para as que estão em andamento.
O projeto QualiSUS, objetiva apoiar a consolidação de um sistema integrado de serviços de saúde, estruturado por meio de redes de atenção à saúde. Vinícius acrescentou ainda, que esse é um projeto de mudança qualitativa, que envolve mudanças técnicas, além de alterações de atitude gerencial e dos profissionais de saúde em relação ao cidadão. “Além disso, a Sesapi vem investindo em reformas de Unidades de Saúde, Hospitais e capacitações de profissionais”, destacou.
De acordo com o coordenador da IV Regional de Saúde, esse é um momento muito importante. “Estamos tendo na EXPOGEP possibilidade de troca de experiências e o aprofundamento de temas ligados à saúde pública. “O nível dos debates é alto. É um aprendizado que vou levar para o meu dia-a-dia”, avalia Vinícius.
O coordenador também elogia a programação, considerada por ele o ponto mais forte de todo o evento. “Muitas opções de seminários e debates, sobre temas que estão diretamente ligados ao nosso trabalho”, finalizou.
Por Michele Furtado