Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Piauí participa de Mostra Nacional de Experiências no SUS
Participam do encontro do Piauí, o coordenador da IV Regional de Saúde , Vinícius Oliveira
Uma comitiva do Piauí participa em Brasilia da II EXPOGEP - Mostra nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS. O auditório Master, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, concentra gestores do Sistema Único de Saúde, técnicos, trabalhadores e pesquisadores do Brasil e de outros países. A II EXPOGEP objetiva promover a troca de experiências exitosas em gestão estratégica e participativa no âmbito do SUS, ao longo de seus 25 anos e dos dez anos da SGEP MS.
Participam do encontro do Piauí, o coordenador da IV Regional de Saúde, Vinícius Oliveira; diretor de planejamento da SESAPI, José Ivan; presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Teófilo Cavalcante; presidente do Cosemes; Socorro Candeira; coordenadora CIES Entre Rios (Séc Municipial Beneditinos), Leopoldina Cipriano; outros representantes do CES PI e técnicos da SESAPI.
De acordo com o coordenador da IV Regional de Saúde do Piauí, Vinícius Oliveira, a Expogep foi marcada, do ponto de vista político, pela mudança do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pelo Ministro Arthur Chioro. " O encontro supera esta dimensão, pois aproxima distintas práticas de saúde, em execução em todo país, ao tempo em que propõe importantes debates acerca da política nacional de saúde. Aqui a troca de informações se estabelece em um ambiente que compreende união, estados e municípios, com o objetivo de dar andamento ao planejamento ascendente e compartilhado, marca do Sistema Único de Saúde", afirma Vinícius.
O evento teve inicio com a participação do ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, onde começou o evento quebrando o protocolo e assumiu o cerimonial do evento, para homenagear o mestre de cerimônias do Ministério da Saúde, De Simone, que está há 33 anos no cargo. Também passou ao secretário Odorico Monteiro a incumbência de falar em nome do Ministério da Saúde no evento, em deferência aos três anos em que este passou a frente da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP).
O secretário agradeceu, emocionado. “Temos aqui não a certeza do dever cumprido, mas do esforço. Obrigado por ter me dado esta oportunidade. Esta é minha quinta transição. Sou um retirante do SUS, quase um cigano. Viva a nossa Utopia Sanitária! Viva o SUS! Viva o Brasil”. Odorico também destacou a dimensão estratégica e participativa da Secretaria “criando um diálogo com a sociedade, estruturante na gestão”.
Em sua fala, o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Luiz Eugênio, ressaltou a importância da participação social nos 25 anos de SUS. “Vamos ter aqui na Expogep várias experiências bem sucedidas de avanço do SUS. Temos que multiplica-las”.
O presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Antônio Carlos Nardi, pontuou a necessidade de uma agenda propositiva para a Saúde. Segundo ele, nesse sentido, a Expogep tem muito a contribuir. “Este é um espaço para mostrar o que cada um está fazendo de bom. Este fórum traz o controle social e também os bons exemplos que vamos conhecer ao longo da programação”.
A presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Socorro de Souza, afirmou que mais do que um lugar de acolhimento da pauta dos movimentos sociais, o papel da SGEP é materializar esses desafios com a participação social. “Para nós, movimentos sociais, a SGEP faz toda a diferença”, afirma.
O evento prossegue até quinta-feira, 06 com uma vasta programação.
Por Michele Furtado