A Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) já começou a distribuição de preservativos para fortalecer a campanha de combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) no carnaval deste ano. O estoque total conta com quatro milhões de preservativos masculinos, três mil femininos e sete mil unidades de gel lubrificante.

A quantidade de gel lubrificante e preservativo feminino é inferior devido à especificidade de sua utilização. “Como o custo é um pouco maior, só distribuímos para aqueles municípios que tenham um projeto específico de conscientização e trabalho para os públicos que utilizam esses itens”, explica a coordenadora estadual de Doenças Transmissíveis, Karina Amorim.

A Sesapi entrega o material diretamente para a Regional de Saúde, que distribui para os municípios que abrange. As regionais de Parnaíba, Fronteiras e Picos já fizeram as solicitações e receberam os produtos. Além dos preservativos, a Secretaria também vai disponibilizar material logístico contendo cartazes informativos e kits para as equipes de saúde.

Neste ano, o carnaval acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de março, e, de acordo com os relatórios do Ministério da Saúde, é nesse período que há maior vulnerabilidade para as DSTs, como a Sífilis, a Hepatite, a Herpes e as Gonorreias.
 

Por Flalrreta Alves