Márcio Sales/Sesapi Zona rural de Landri Sales recebe nova UBS O casal Raimundo Nonato e Luzianira Oliveira comemorou a nova UBS

A população do município de Landri Sales ganhou mais um reforço na saúde primária. Desde a última sexta (24), que cerca de 150 famílias do povoado Vereda II, na zona rural do município, passa a contar com os serviços da nova Unidade Básica de Saúde (UBS), inaugurada pelo governador do Estado, Wilson Martins.

A unidade de saúde recebeu o nome de Wilson Martins Nunes Filho. Além da entrega foi realizada na sede do município outras obras estruturantes, além da assinatura de convênios e, ainda, duas ambulâncias para as prefeituras de Jurema do Piauí e Canavieiras do Piauí.

O casal Raimundo Nonato e Luzianira Oliveira teve cinco filhos. Eles moram no povoado Vereda II há mais de 30 anos e agora estão orgulhosos do beneficio que finalmente chegou na localidade.

“A gente trabalhou, estudou e, é no bairro onde a gente vive, que vamos construindo hábitos que podem ser bons ou não para a nossa saúde. É neste lugar, que muitos ignoraram e que hoje eu, meu esposo e outras centenas de famílias estão felizes por acompanhar a chegada deste posto de saúde moderno instalado aqui no pé da serra especialmente para pessoas pobres”, disse a moradora e esposa de seu Raimundo.

O novo centro de saúde se localiza numa área distante cerca de 20 km de Landri Sales. Além dos moradores do povoado Vereda, outras localidades do entorno também serão beneficiados com o atendimento médico.

O ex-pedreiro Pedro Oliveira ficou paralítico apó um acidente de trabalho e há sete anos convive com uma deficiência nas mãos. Ao acompanhar a solenidade de inauguração, ele expressou a alegria de ter um hospital moderno logo ali pertinho da sua residência.

“Eu sofri uma paralisia nas mãos e há muito tempo tenho que me tratar ou em Teresina ou aqui em Landri Sales. Os médicos me tratam muito bem e com esse novo hospital tenho certeza que os atendimentos ficarão melhores ainda para mim e toda nossa população”, disse o aposentado.
A construção recebeu investimentos de cerca R$ 194 mil. A UBS tem 182 metros quadrados e contará com os serviços de odontologia, fisioterapia, enfermagem e outros.

“Nosso governo desde o início tem levado a sério a facilidade de acesso aos atendimentos básicos de saúde. Por isso, que as UBS são fundamentais. Porque a saúde começa aqui, mais perto de onde as pessoas moram e essas Unidades têm que ser a porta de entrada para o sistema de saúde", disse o governador.

As UBSs fazem parte da Política Nacional de Fortalecimento da Atenção Básica – coordenada pelo Ministério da Saúde e executada pelos estados e municípios. Atualmente, o Piauí já tem concluídas mais de 40 UBSs.

A nova unidade substituirá uma antiga, que funcionava desde 2005 em uma casa alugada. A UBS atenderá cerca de 2 mil pessoas por mês. Além disso, uma Equipe da Saúde da Família integrante da UBS prestará assistência a cerca de mil pessoas que receberão visitas regulares dos agentes comunitários.

“Estes profissionais darão informações sobre como prevenir doenças, verificarão o cartão de vacinas, e medirão níveis de glicemia e hipertensão da comunidade. A nova unidade também vai oferecer tratamento odontológico aos moradores da região, pois o antigo centro não tinha este serviço”, destacou a secretaria municipal de saúde, Wellida Rocha.

Por Adriano Magno