O Piauí vai ser representado em Brasília no período de 12 a 15 de março na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, com a participação do projeto Promoção da Saúde Itinerante, idealizado pela IV Coordenação Regional de Saúde (IV CRS) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

A IV Mostra é um evento que valoriza as experiências cotidianas e estimula o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil. Proporcionando espaços de intercâmbio de experiências, o encontro pretende contribuir com a reflexão e constante melhoria na produção do cuidado em saúde nos serviços que constituem o principal ponto de contato dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS), a atenção básica.

A confirmação da participação na Mostra foi recebida com muito entusiasmo pelo gestor e funcionários da IV CRS. “Estávamos ansiosos pelo resultado e a confirmação da nossa participação só reforça o compromisso que temos com as ações que estamos desenvolvendo”, afirma Vinícius Oliveira, coordenador da IV Regional, acrescentando que o projeto já teve participação no 5º Congresso Latino Americano de Promoção da Saúde e Educação em Saúde, realizado em 2011 no México.

O projeto Promoção da Saúde Itinerante aborda importantes aspectos relacionados à vida, a exemplo das principais doenças e agravos existentes. “Por meio de atividades de educação em saúde, sucedidas de demonstração in loco, escolares e a população em geral podem ouvir e depois visualizar materiais e técnicas utilizadas pelos profissionais de saúde, facilitando o processo de aprendizagem”, esclarece o coordenador.

Vinícius afirma que em 2011, quando o projeto foi idealizado, a ideia era aproximar sua equipe técnica dos escolares e da comunidade residente nos 31 municípios sob sua jurisdição “A princípio, objetivava divulgar os principais materiais e equipamentos utilizados pelos técnicos da regional, na rotina dos serviços de endemias. Contudo, outros temas foram sendo somados, permitindo a ilustração de aspectos relacionados às principais doenças e agravos existentes nesta região do Estado. Dessa forma, os técnicos da IV CRS, que são referência técnica para as demais regionais de saúde, somaram-se a outros parceiros, para realizarem ações educativas, segundo cronograma previamente estabelecido, junto à Secretaria de Educação, Estratégia Saúde da Família e Secretarias Municipais de Saúde”, disse.

Em mais de dois anos de projeto, 29 edições foram realizadas, entre a capital e outros 12 municípios, incluindo cidades de outras regionais de saúde, atingindo um público de, aproximadamente, 3.000 escolares, sem contar a população que reside no entorno das escolas. O monitoramento do projeto se dá através dos registros das atividades e da discussão permanente, do alcance das metas e objetivos.
 

Por Michele Furtado