Divulgação/Sesapi Reunião em Brasília tratará sobre a regulação entre Maranhão e Piauí

O Ministério da Saúde, através do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas da Secretaria de Atenção à Saúde, convocou os representantes legais da saúde pública dos Estados do Maranhão e do Piauí, bem como da prefeitura municipal de Teresina, para participarem de uma reunião em Brasília-DF, na próxima quarta-feira (22), às 09h, para darem continuidade ao processo de discussão do fluxo de atendimento e acerto de contas de 2013, referente aos pacientes oriundos do Maranhão, assistidos no Piauí.

Na manhã desta sexta-feira (17), o secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, reuniu-se com o superintendente de Assistência à Saúde, Pedro Leopoldino, com os diretores Telmo Mesquita e Patrícia Batista, além dos representantes da saúde de Teresina, Alduína Rego, diretora de Regulação e secretária municipal de Saúde interina, e Geraldo Magela, assessor técnico da secretaria. A presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Socorro Candeira, também esteve presente no encontro, que discutiu como o Piauí apresentará seu posicionamento na reunião da próxima semana, em Brasília.

Em síntese, a secretaria municipal de Saúde de Teresina solicita ao Ministério da Saúde que intermedeie com o Estado do Maranhão a definição de referências e o ressarcimento dos pacientes em tratamento oncológico já atendidos pelo município de Teresina. “Nós estaremos presentes nessa que será a terceira reunião mediada pelo Ministério, a fim de encontrarmos uma solução para esse impasse. O Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, se fará presente em apoio e parceria com a Prefeitura de Teresina”, pontuou Patrícia Batista, diretora de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) da Sesapi.
 

Por Flávio Moura