Márcio Sales/Sesapi Treinamentos garantiram autonomia das Regionais de Saúde Superintendente da Supat, Cristianne Moura Fé

As regionais de saúde do Piauí já possuem autonomia para desenvolver suas funções pelos municípios que gerenciam. No total, o Estado possui 17 regionais que são responsáveis por administrar as políticas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) nos territórios de desenvolvimento, através do apoio técnico aos municípios e secretarias municipais.

Essa autonomia foi conquistada pelos constantes treinamentos que a Sesapi realizou, através da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Supat) que abrange tanto as regionais de saúde, quanto o Laboratório Central do Piauí (Lacen), Vigilância Sanitária (Divisa) e Vigilância em Saúde (Duvas).

De acordo com a superintendente da Supat, Cristianne Moura Fé, o ano 2013 foi de observação dos trabalhos que estão sendo executados a partir de treinamentos. “Passamos os dois primeiros anos capacitando e orientando as regionais de saúde sobre seu campo de atuação. Agora estamos vendo essas capacitações serem praticadas e atuando no nosso papel de gestor e fiscalizador”, comenta.

A superintendente também destaca os laboratórios implantados no Lacen e a automatização dos equipamentos que melhoraram os serviços. “Além da implantação dos laboratórios de DNA e paternidade, a modernização dos equipamentos reduziram o tempo de espera para os resultados de exames uma vez que o laboratório de microbiologia dá apoio a todos os hospitais públicos do Estado” afirma Cristiane Moura Fé.

Outro componente da superintendência que tem forte atuação é a Duvas, que trabalha na atenção primária através da vigilância epidemiologia, vigilância ambiental e vigilância sanitária. A vigilância sanitária atua tanto no controle as infecções e segurança do paciente dentro dos hospitais, quanto nas indústrias, através da inspeção da qualidade em alimentos e produtos de limpeza.

A Supat também é responsável por implantar a rede cegonha no Piauí e coordenar o projeto Qualisus, que prevê a qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.

Por Flalrreta Alves