Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Treinamentos garantiram autonomia das Regionais de Saúde
Avaliação é da Superintendência de Atenção Integral à Saúde
As regionais de saúde do Piauí já possuem autonomia para desenvolver suas funções pelos municípios que gerenciam. No total, o Estado possui 17 regionais que são responsáveis por administrar as políticas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) nos territórios de desenvolvimento, através do apoio técnico aos municípios e secretarias municipais.
Essa autonomia foi conquistada pelos constantes treinamentos que a Sesapi realizou, através da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Supat) que abrange tanto as regionais de saúde, quanto o Laboratório Central do Piauí (Lacen), Vigilância Sanitária (Divisa) e Vigilância em Saúde (Duvas).
De acordo com a superintendente da Supat, Cristianne Moura Fé, o ano 2013 foi de observação dos trabalhos que estão sendo executados a partir de treinamentos. “Passamos os dois primeiros anos capacitando e orientando as regionais de saúde sobre seu campo de atuação. Agora estamos vendo essas capacitações serem praticadas e atuando no nosso papel de gestor e fiscalizador”, comenta.
A superintendente também destaca os laboratórios implantados no Lacen e a automatização dos equipamentos que melhoraram os serviços. “Além da implantação dos laboratórios de DNA e paternidade, a modernização dos equipamentos reduziram o tempo de espera para os resultados de exames uma vez que o laboratório de microbiologia dá apoio a todos os hospitais públicos do Estado” afirma Cristiane Moura Fé.
Outro componente da superintendência que tem forte atuação é a Duvas, que trabalha na atenção primária através da vigilância epidemiologia, vigilância ambiental e vigilância sanitária. A vigilância sanitária atua tanto no controle as infecções e segurança do paciente dentro dos hospitais, quanto nas indústrias, através da inspeção da qualidade em alimentos e produtos de limpeza.
A Supat também é responsável por implantar a rede cegonha no Piauí e coordenar o projeto Qualisus, que prevê a qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.
Por Flalrreta Alves