Márcio Sales/Sesapi Municípios do Território Entre Rios recebem capacitação sobre o QualiSUS

Os 31 municípios do Território Entre Rios iniciaram nesta segunda-feira (9) o processo de implantação do projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede), com a realização de uma reunião em Teresina, que começou às 08h e segue até as 17h, para definição do cronograma e agenda de atividades.

Participam da reunião convocada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) os secretários municipais de Saúde do Território, além dos coordenadores e técnicos das Regionais de Saúde que compõem essa região.

A região do Território Entre Rios está entre as cinco regiões nordestinas selecionadas em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde como locais estratégicos e prioritários para a implantação do QualiSUS-Rede.

O projeto objetiva apoiar a consolidação de um sistema integrado de serviços de saúde, estruturado por meio de redes de atenção à saúde. De acordo com o supervisor do QualiSUS na área da Assistência Farmacêutica, Suetônio Queiroz, a implantação do programa só foi possível graças à parceria entre o Governo do Estado, Governo Federal e o Banco Mundial.

Após a reunião desta segunda, o próximo passo será visitar todos os municípios que compõem o território e saber qual a necessidade de cada uma para que a implantação do programa seja realizada. Dentre as atividades, estão previstas compra de novos equipamentos para os postos de saúde, capacitação de profissionais e investimentos na área de tecnologia. “Tudo isso deve ser totalmente instalado até meados de junho de 2014. O financiamento do Banco Mundial prevê cerca de R$ 18,9 milhões para o Piauí”, explica.

O programa existe desde 2004 nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e agora deve ser levado para o restante do país. Para a apoiadora local do Ministério da Saúde, Suzana Byrro, o QualiSUS-Rede visa, ainda, “a mudança de atitude por parte dos gestores e profissionais a fim de dar à população um tratamento mais digno na área de saúde pública”, complementou.



Segundo Natália Ayres, diretora de Unidade de Assistência Farmacêutica da Sesapi, esse é um projeto de mudança qualitativa, que envolve mudanças técnicas, além de alterações de atitude gerencial e dos profissionais de saúde em relação ao cidadão. “Além disso, a Sesapi vem investindo em reformas de Unidades de Saúde, Hospitais e capacitações de profissionais. Durante os próximos cinco meses os técnicos do Ministério da Saúde e da Sesapi visitarão todas essas cidades a fim de que o programa seja instalado ainda em 2014”, destacou.
 

Por Adrianno Magno