Transtornos atendidos pelos CAPs em destaque no I Encontro da Rede de Atenção Psicossocial do Piauí O evento tem duração de 20h nos turnos manhã e tarde.

Os principais transtornos atendidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), como esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão serão discutidos nesta terça-feira (10) durante o I Encontro Estadual da Rede de Atenção Psicossocial do Piauí, que acontece na seda da Fiepi, a partir das 8h. O evento tem duração de 20h nos turnos manhã e tarde.

“Estaremos debatendo vários assuntos, os atendimentos feitos nos CAPS será um deles. Vamos avaliar como os centros têm respondido a demanda”, afirma a gerente de Saúde Mental da Sesapi, Leda Trindade.

Segundo a gerente, outro tema que será abordado no evento são as Comunidades Terapêuticas. “Temos uma dificuldade muito grande de firmar convênios com as comunidades”, ressalta Leda, acrescentando ainda a participação do especialista em dependência química, Renan Fernandes. “Ele atua diretamente nas Comunidades Terapêuticas, é uma das maiores referências no país”, diz Leda.

Mais de 300 inscrições já foram realizadas. Faça a aqui a sua. Podem participar profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Estado do Piauí e áreas técnicas da SESAPI. “O objetivo geral do encontro é garantir a articulação dos pontos de atenção das Redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento continuo e da atenção às urgências”, explica a gerente de Saúde Mental da Sesapi, Leda Trindade.

O evento contará ainda com mesas redondas que vão discutir temas como saúde mental na Atenção Básica e Atenção Psicossocial. “Vamos debater ações de caráter individual e coletivo, situadas no primeiro nível de atenção dos sistemas de saúde, voltadas para a promoção da saúde, a prevenção de agravos, tratamento, matriciamento e a reabilitação”, destaca Leda Trindade.