Márcio Sales/Sesapi Lacen implanta exame gratuito de pré-natal em papel de filtro O exame é feito com gotas de sangue extraídas do dedo indicador da mão das mães

Agora o Piauí já possui tecnologia capaz de detectar infecções que podem estar presentes na gestante de maneira silenciosa, ocasionando complicações graves para o bebê em formação. O novo exame de Pré-Natal em Papel de Filtro, oferecido pelo Laboratório Central do Piauí (Lacen) será gratuito e estendido a todos os municípios do Estado.

O exame é feito com gotas de sangue extraídas do dedo indicador da mão das mães gestantes que irão ser coletadas em um papel de filtro especial capaz de armazenar o sangue seco e transportá-lo para grandes distâncias dentro de envelopes. Para realizá-lo, basta comparecer a qualquer unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) que realize o pré-natal.

De acordo com a diretora geral do Lacen, Simonara Karina, a tecnologia vai servir para dar mais segurança e eficácia no diagnóstico de doenças dos futuros recém-nascidos em todo o Estado. “Antes um processo que levávamos cerca de 15 dias apenas para receber essas amostras de sangue das cidades mais distantes, agora o exame através do papel de filtro nos dá um resultado de no máximo 10 dias”, garante a diretora.

Ainda segundo Simonara Karina, o exame de Pré-Natal em papel de filtro serve exatamente para detectar infecções através de toda a sorologia da gestante, como sífilis, AIDS/HIV, infecção por HTLV, hepatites B e C, toxoplasmose e citomegalovirose.

“Essas doenças podem estar presentes na gestante de maneira silenciosa e que podem trazer complicações graves para o bebê em formação, indo, desde o abortamento até o nascimento com malformações, anemia, aumento do fígado e do baço, hepatite, entre outras. Por isso, a importância desta nova tecnologia para nossas gestantes”, avalia.

A diretoria do LACEN ressalta ainda que as mostras devem ser encaminhadas pelas secretarias municipais através das Agencias dos Correios, de forma gratuita. Todo o envio do material será pago pela Sesapi. “As mostras que antes chegavam depois de muitos dias e muitas vezes estragadas, agora o Kit de coleta traz de forma mais segura a mostra de sangue da mãe. E todas as mostras serão pagas pela Sesapi, basta que a gestante solicite ao posto de saúde da sua cidade e o restante do processo o Lacen se encarrega”, explica Simona Karina.

Novos Serviços do Lacen

Ainda este ano outros serviços como exames de Hemoglobinopatias e as 2ª e 3ª fase do Teste do Pezinho estarão  em breve também sendo ofertados gratuitos a população piauiense. “A cada ano nosso objetivo é trazer mais tecnologia de forma acessível e rápida para a população principalmente os mais carentes”, finaliza a diretora do Lacen.
Para maiores informações entrar em contato com o Lacen através dos telefones: (86) 3216-3657 ou (86) 3221-3551.

Por Adriano Magno