Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Projeto Saúde Itinerante é recebido na Escola Severiano Sousa
A ação visa promover educação e promoção da saúde, explorando temas ligados a importantes doenças endêmicas
Nessa quarta-feira (4) a Unidade Escolar Severiano Sousa, localizada na zona Norte de Teresina, recebeu o projeto Promoção da Saúde Itinerante, idealizado pela IV Coordenação Regional de Saúde (CRS). A ação visa promover educação e promoção da saúde, explorando temas ligados a importantes doenças endêmicas, como a Dengue, a Malária, a Leishmaniose (tegumentar e visceral) e a Doença de Chagas.
Na oportunidade, cerca de 200 alunos da unidade assistiram às palestras educativas e, em seguida, conferiram, no mesmo local, espécimes e amostra de vetores, através do laboratório de endemias itinerante, que acompanha o projeto.
De acordo com o diretor da Unidade Escolar Severiano Sousa, Francinaldo de Sousa, a qualidade dos questionamentos feitos pelos alunos mostra como é importante a parceria com a IV CRS. “Queremos agradecer a presença dos técnicos e falar que esse é um momento de grande valor para a escola. Esses alunos representam potenciais multiplicadores das informações aqui recebidas. Elas serão repassadas”, disse o diretor.
Para a professora Amparo Vaz, o evento tem um significado especial. “Além de contribuir para a socialização, também leva os conhecimentos adquiridos neste dia e esses os acompanharão na jornada do saber”, declara.
Criado em 2011, em escolas públicas, o projeto Promoção da Saúde Itinerante tem rendido bons frutos, com participação até no 5º Congresso Latino Americano de Promoção da Saúde e Educação em Saúde, na Cidade do México, onde, na oportunidade, houve troca de experiências e estabelecimento de parcerias com outros países, a exemplo da Espanha e dos Estados Unidos.
Por Michele Furtado