Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Força Estadual da Saúde atende pacientes de Esperantina e região
O município da região Norte é o segundo a sediar os trabalhos da FES. Outras 14 cidades foram contempladas
O município de Esperantina, Norte do Estado, é o segundo a receber a equipe de profissionais que compõem a Força Estadual da Saúde (FES). Nessa sexta-feira (29) e neste sábado (30) a equipe realizou os primeiros atendimentos no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartmann, como o procedimento inicial de triagem para a realização das cirurgias eletivas. Esperantina responde por outros 14 municípios, somando uma população de, aproximadamente, 300 mil habitantes.
Nesse primeiro momento, foram contabilizados 180 atendimentos. A cidade de Esperantina é a segunda a receber a nova ação de saúde pública promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Floriano havia sido o primeiro município, contemplando a área da cirurgia pediátrica. Já em Esperantina, a demanda local pediu um atendimento direcionado para a área da ortopedia.
Os três médicos ortopedistas, Almir Filho, Agnelo Medeiros e Clementino Nascimento, que formam a equipe ortopédica da FES, se dividiram em três consultórios, cada um, para realizarem os primeiros atendimentos e monitorarem aqueles que, posteriormente, precisarão realizar algum tipo de cirurgia.
De acordo com o coordenador da FES em Esperantina, o médico Almir Filho, o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartmann, desde o início do ano, reativou os serviços de cirurgia-geral, eletivas e ortopédicas. Para ele, a diminuição da burocracia tem sido um fator primordial para a satisfação dos pacientes de toda aquela região.
“Aqui realizamos, somente no mês de outubro, exatos 368 procedimentos ortopédicos e tudo graças ao empenho de nossos servidores. Optamos por uma estratégia de marcação de consultas desburocratizada para atendermos nossos pacientes de forma rápida e precisa. Agora, com a FES, daremos um salto maior nos atendimentos, já que o reforço e o empenho em trazer materiais de primeira qualidade através possibilitou esse avanço”, avaliou o ortopedista.
Francisca do Nascimento, aposentada, saiu da cidade de Matias Olímpio para agendar atendimento com os médicos da FES em Esperantina. Satisfeita com a rapidez e com a boa recepção dos profissionais, Francisca era só alegria. "Não demorei nem 10 minutos para ser atendida e gostei do médico que foi bem atencioso ao falar quais os exames eu devo fazer para resolver a dor na minha coluna”, disse.
Quem também se surpreendeu com a eficiência da equipe da FES foi o carpinteiro Francisco Rodrigues. Assim que soube que a equipe médica estaria em Esperantina, imediatamente veio da cidade vizinha de Morro do Chapéu para fazer a consulta do seu braço direito. “Por conta dos esforços que realizo na minha atividade, sinto fortes dores no braço e o médico conseguiu que me encaminhassem para uma cirurgia, o que vai aliviar esse meu sofrimento”, comemorou.
A intenção dos médicos da Força Estadual da Saúde é realizar todos os atendimentos agendados e, em seguida, avaliar quais os casos serão cirúrgicos. “Imagine que num hospital do interior você encontra os melhores equipamentos e toda a estrutura que nem mesmo em muitos hospitais particulares da capital a gente costuma ver? Isso facilita nosso trabalho e nos faz acreditar que o Governo do Estado, realmente, investiu bem nesse programa, que é permanente, visando um atendimento mais qualitativo ao povo do interior piauiense", finalizou Clementino Nascimento, ortopedista.
Por Adrianno Magno