Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Encontro de assistência pré-hospitalar traz bombeiro que atuou na Boate Kiss
O evento começou hoje e tem realização Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Estadual
Começou hoje em Teresina no Blue Tree Hotel, o II Encontro Piauiense de Assistância Pre-Hospitalar Móvel. O evento tem por objetivo oferecer um treinamento de qualidade ministrado por profissionais altamente qualificados e que possuem experiência prática no dia a dia de trabalho. O encontro tem a promoção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Estadual, Samu de Teresina e Secretaria de Estado da Saude (Sesapi). É direcionado para profissionais da área da saúde bem como profissionais capacitados que atuam no atendimento pré-hospitalar e intra-hospitalar.
Durante as conferências serão colocados aos participantes diversas situações reais para que palestrantes e convidados possam analisar e estudar as estratégias que devem ser adotadas em futuras ocorrências. Casos como o incêndio da boate Kiss, no Rio Grande do Sul, é um deles. Um dos bombeiros que socorreu às vítimas, o major Francisco Otávio Nunes da corporação de Santa Maria (RS), falará amanhã sobre o relato de experiência com múltiplas vítimas. Outros temas como atendimentos de paradas cardíacas e rotinas e experiências dentro da Regulação Médica serão abordados.
Nesta quinta, 28, os participantes de várias cidades do Piauí iniciaram o Encontro acompanhando os primeiros cursos ministrados por instituições como Corpo de Bombeiros do Piauí, Samu-Teresina e Maternidade Dona Evangelina Rosa.
Cristianne Rocha Leal, coordenadora estadual do Samu, explica que os profissionais inscritos terão oportunidade de trocar experiências com os palestrantes mais gabaritados na área do País. "Nossa intenção é levar novas estratégias de operacionalização deste serviço com os ensinamentos dos melhores profissionais do Brasil. Aqui, durante três dias, nossos servidores do Samu de todo o Estado acompanharão mesas redondas e Conferência com aquilo que há de mais moderno em termos de atendimento pré-hospitalar", destaca.
Sobre os cursos oferecidos estão RPC e Manejo de Vias Aéreas, Ventilação Mecânica no APH, Abordagem inicial no trauma e Reanimação neonatal, além dos três cursos de Colocação de KED, Bandagem e Imobilização e Rolamento e Colocação da vítima em prancha, estes, gratuitos para os inscritos, cada um com 50 vagas disponíveis e 2 horas/aula.
Mais informações: http://www.samu.pi.gov.br/
Por Adriano Magno