Solinan Barbosa/HGV Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele acontece sábado O atendimento acontecerá no período das 9h às 15h

No próximo sábado (30) acontece a XV edição da Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Em Teresina, a ação será coordenada pela regional piauiense da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com atendimento na Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV).

O atendimento acontecerá no período das 9h às 15h, sendo necessário apresentar a carteira de identidade (RG) e o cartão do SUS. O público-alvo são as pessoas consideradas de risco para a doença: aquelas com pele, cabelos e olhos claros e/ou que tenham casos da doença na família.  

Durante a ação serão realizados exames clínicos; além de apresentadas orientações sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção e importância da descoberta precoce da doença. Os casos em que forem diagnosticados a doença serão encaminhados para tratamento.

A Clínica Dermatológica do HGV fica na Rua Governador Artur de Vasconcelos, Centro-Sul, em frente ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP).

O câncer de pele

O câncer da pele, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pode ser dividido em dois grupos distintos: o não melanoma, mais frequente e menos agressivo. Acomete mais as pessoas de pele clara. São tumores de crescimento lento, localmente invasivos, raramente resultam em metástase e com altas taxas de cura, se tratado de forma adequada. Já o melanoma é menos frequente do que os outros tumores da pele, porém sua letalidade é mais elevada. Acomete principalmente pessoas de peles claras. Se detectados em estágios iniciais são curáveis e com bom prognóstico.

Prevenção:

•Usar filtro solar FPS, no mínimo 30, diariamente. Reapliqueo pelo menos mais duas vezes no dia e espere pelo menos 30 minutos após a aplicação para se expor ao sol

•Procure evitar os momentos de maior insolação do dia (entre 10h e 16h) e fique na sombra o máximo que você puder. O sol emite vários tipos de radiação, sendo os tipos UVA e UVB os mais conhecidos. Os raios UVB são os mais prejudiciais, responsáveis por aquela pele avermelhada, que fica ardendo, e sua concentração é maior nos horários centrais do dia, quando o sol está mais forte. Já os raios UVA são aqueles que deixam a pele bronzeada e oferecem menos risco

•Além do protetor solar, use protetores físicos, como chapéus e camiseta.

Por Solinan Barbosa