Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Educação no trânsito é tema de palestra na Secretaria de Estado da Saúde
A atividade é uma iniciativa da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) e faz parte da programação para a Semana Nacional de Trânsito
A palavra inicial é conscientização. Esse foi o recado que a secretária de Estado da Saúde, Lílian Martins, colocou durante a palestra dos educadores de trânsito, no pátio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), durante a manhã desta sexta-feira (09). A atividade é uma iniciativa da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) e faz parte da programação para a Semana Nacional de Trânsito.
Durante a abertura, a secretária Lilian Martins comentou que este é o momento para toda a sociedade fazer alguma coisa relacionada à educação e à boa conduta no trânsito. “Parece que nós só damos conta dos acidentes quando acontecem com alguém próximo a nós, os demais encaramos como mera estatística. Está na hora de mudarmos nossa postura em relação a isso e cobrarmos dos nossos filhos e nossos amigos que eles cumpram as regras de trânsito”, afirma.
A secretária comentou ainda os índices de acidentes no Nordeste, que lidera as estatísticas do Brasil, e o custo que isso representa para a saúde publica. “A implicação nos acidentes não diz respeito somente aos pacientes acidentados nos hospitais, mas, a lesão psicológica e emocional que adoece toda uma família. Eu sou testemunha de que podemos trabalhar várias formas de educação no trânsito e, para isso, é necessário darmos limites aos nossos filhos e amigos, sermos os chatos que o Brasil e o Piauí precisam”, finaliza.
A palestra foi facilitada pela diretora da EPT, Gemma Barroso, ressaltando que as palestras educativas já fazem parte das campanhas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) e que o apoio da Secretaria de Saúde foi fundamental para essas atividades. “Trabalhando em parceria podemos mudar a realidade dos nossos índices de acidente e diminuir esses números, pois, como diz o tema da campanha este ano, ‘Juntos podemos salvar milhões de vidas’”, comenta.
Gemma utilizou uma dinâmica para dar o alerta sobre a necessidade de respeitar as normas de trânsito. “O Brasil ocupa o quinto lugar no mundo em números de acidentes de trânsito. Os países mais desenvolvidos e que não fazem parte dessa estatística, não por terem motoristas bonzinhos, mas por cumprirem as regras e as normas de trânsito. Por isso é preciso pensar no trânsito com valores”, reforça.
A Semana Nacional de Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro em todo o país. Participaram do evento servidores, técnicos e diretores da Sesapi e do Detran-PI, como a diretora da Unidade de Vigilância e Atenção a Saúde, Telma Evangelista, e o Diretor-Geral do Detran-PI, José Antônio Vasconcelos, que acompanharam a secretária Lílian Martins durante a abertura.