Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde e Justiça programam ações integradas para melhorias no Sistema Penitenciário
O principal objetivo é a realização de ações concretas para melhorar as condições de saúde nas penitenciárias do Estado, com unificação de ações entre a Saúde e a Justiça
As Secretarias de Estado da Saúde (Sesapi) e da Justiça (Sejus) reforçam, em conformidade com o Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário, o cumprimento das ações através do Plano de Atenção à Saúde do Sistema Penitenciário do Estado do Piauí. O principal objetivo é a realização de ações concretas para melhorar as condições de saúde nas penitenciárias do Estado, com unificação de ações entre a Saúde e a Justiça.
Na manhã desta quinta-feira (08), representantes da Sesapi e da Sejus fizeram uma reunião sobre o Plano Estadual, que, inclusive, já passou por aprovação pela Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB-PI). A Comissão fez uma atualização sobre algumas ações a serem desenvolvidas neste ano, como, por exemplo, o acréscimo de uma Comissão Interinstitucional para acompanhar o desenvolvimento do Plano Estadual.
A proposta é que as ações desse Plano sejam relativas à saúde bucal, à saúde da mulher, sobre DST/HIV/AIDS, sobre hepatites, saúde mental, tuberculose, hipertensão arterial e diabetes Mellitus, hanseníase, aquisição e controle de medicamentos, imunização, exames laboratoriais, além da garantia de uma alimentação adequada, de atividades físicas, de condições de salubridade e de atividades laborais.
“A saúde pública não pode fechar os olhos para o atendimento à população carcerária, até porque o acesso ao atendimento em saúde é um direito de todos. Por isso, em parceria com a Secretaria da Justiça, vamos desenvolver essas e outras ações no sentido de garantir o cumprimento da saúde pública nas penitenciárias do Piauí”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Lílian Martins.
Também participaram da reunião representantes da Vigilância Sanitária do Estado. Ainda na oportunidade, foi efetivado o termo de doação de 33 equipamentos hospitalares por parte da Sejus para uso da Sesapi. Os equipamentos tiveram doação primária do Ministério da Justiça e estavam em desuso no Hospital Penitenciário de Altos. “Esta é uma importante ação dentro deste plano integrado entre Saúde e Justiça. Os equipamentos terão destinação organizada pela Sesapi”, frisou Rosângela Queiroz, diretora de Humanização e Reintegração Social da Sejus.
Outras ações estão programadas, como a adequação dos espaços penitenciários aos padrões de saúde e de vigilância sanitária, além da garantia de reformas e qualificação para o atendimento em saúde à população carcerária.