Como parte integrante do planejamento de metas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para este segundo semestre, o Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí (HPM/PI), garantiu, no último mês de agosto, uma importante contribuição para que desafogasse o sistema de atendimento em saúde pública no Piauí, em especial na capital Teresina.
Somente no mês de agosto, o HPMPI atendeu mais de seis mil usuários, realizando, ao todo, 635 cirurgias, sendo, dessas, 188 cirurgias em ortopedia, de caráter de urgência e de emergência, provenientes do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). As informações foram passadas pelo Diretor Geral do HPMPI, Coronel Gerardo Rebelo Filho.
“O Hospital da Polícia Militar continua melhorando o atendimento à saúde pública do Piauí, como uma grande meta da secretária Lílian Martins, que visa, na verdade, melhorar o sistema de saúde como um todo”, ressalta o Coronel Gerardo Rebelo.
O HPMPI também inova com uma gestão moderna, focada no servidor público. “Agora o Hospital da Polícia Militar possui um serviço de odontologia, com serviços de excelência para todos os servidores estaduais, através do IAPEP. A odontologia funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. No mês de agosto foram atendidas 1.684 pessoas e foram realizados cerca de 6.700 procedimentos odontológicos (profilaxia, remoção de tártaro, restaurações, canais, extrações, dentre outros). Essas e outras ações reafirmam a nossa filosofia, que é cada vez mais humanizar e cuidar bem da saúde do piauiense. Com isso, acolhemos melhor o usuário que necessita de atendimento em saúde, ressaltando que o HPMPI não possui atendimento de urgência e emergência, mas, atendimento ambulatorial e realização de cirurgias eletivas, necessitando de agendamento dos pacientes”, completa.
Em março deste ano a secretária de estado da Saúde, Lílian Martins, inaugurou as obras de reforma do HPMPI, que possui 99 leitos e atende em especialidades como clínica geral, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia buco-maxilo-facial, ginecologia, fisioterapia (hospitalar e clínica) e odontologia. O setor de ortopedia, especialidade que detém a forte demanda no Estado, também foi contemplado com novos leitos. Com a reforma, o Governo do Estado proporcionou melhorias no centro cirúrgico, central de material e esterilização, farmácia, lavanderia, nutrição, departamento odontológico, recepção e setor de admissão do HPMPI.
Outras áreas beneficiadas nas obras foram o refeitório, a central de resíduos sólidos, almoxarifado, diretorias e os setores administrativos, além da urbanização na área externa, com ampliação do estacionamento e central de resíduos sólidos.
“Encontra-se também em andamento um projeto de ampliação e modernização de todos os postos de enfermagem do HPMPI, inclusive com a possibilidade de aumento do número de leitos daquele Hospital, objetivando com isso incrementar cada vez mais a qualidade da saúde pública do nosso Estado”, enfatizou o diretor.
Por Flávio Moura