A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, iniciou, desde o dia 1º de setembro, a RCG – Reunião do Colegiado de Gestão 2011. Os primeiros encontros começaram a ser realizados nas regiões Sul, reunindo 24 municípios do território das Mangabeiras, que compreendem as cidades de Bom Jesus do Gurgueia e Corrente.

Esta terça-feira (06) a região de Paulistana recebeu parte do Colegiado e durante toda manhã realizou no hospital Regional Mariana Pires Ferreira, o encontro com dezenas de secretários dos municípios circunvizinhos.

As reuniões são pautadas pela coordenadoria de Vigilância Ambiental da Sesapi e discutem temas que sejam voltados para a realidade de cada região do Estado.

Segundo Inácio Lima, técnico responsável pela coordenadoria, os gestores tem aproveitado bastante a oportunidade para abordar sugestões e os desafios de se oferecer serviços de qualidade à população. “São encontros periódicos onde a Sesapi passa a ter uma noção daquilo que cada município vem fazendo e daquilo que é prioridade. Discutimos desde saúde ambiental até a qualidade da água para estas cidades, desta forma unimos trabalho do poder municipal, estadual e da população”, explica o coordenador de Vigilância Ambiental.

O RCG é um espaço permanente de articulação, definição de prioridades e pactuação de soluções, objetivando a organização de uma rede de ações e serviços de atenção à saúde integral e resolutiva.

Destes últimos encontros, Inácio Lima destacou que em Bom Jesus os gestores abordaram a criação do Caps- Centro de Apoio Psico-Social, e como este deverá atender aquela região. “Estamos estudando uma forma de criar um consórcio intermunicipal e poder atender o maior numero de pacientes possível”, destaca.

Já em Paulistana, o serviço prestado pelo Hospital Regional ganhou boa parte das discussões. Agora, de acordo com o coordenador de vigilância ambiental, serão avaliadas quais as mudanças e a partir de quando entrarão em prática. “A cada região, pedimos que os gestores municipais se articulem no sentido de trabalharmos juntos e assim poder aplicar as melhorias em um curto intervalo de tempo”, frisa Inácio Lima.

Durante o mês de setembro diversas reuniões serão realizadas. As próximas já estão marcadas para a próxima semana nas cidades de Picos e Amarante.

Por Adrianno Magno