Os alunos de ensino médio das escolas públicas são o alvo da campanha de combate à tuberculose que a Secretaria de Saúde está fazendo em parceria com a Secretaria de Educação e prefeituras municipais.
Neste mês de março, os professores darão aulas sobre o assunto, a fim de informar os alunos sobre a doença e a cura, assim como os direitos dos pacientes e qual estrutura de saúde devem procurar para fazer o diagnóstico e o tratamento. O objetivo é combater o preconceito, informar que a doença tem cura e o tratamento e o remédio são gratuitos - através do grande potencial de comunicação que os jovens têm de comunicar-se entre si e com suas famílias e vizinhos.
Um panfleto e um vídeo educativos foram produzidos para auxiliar a divulgação em sala de aula.
Ações da Saúde
Todos os municípios do Piauí já implantaram o Plano de Combate à Tuberculose. A Secretaria de Saúde faz o controle e dispensação de medicamentos tuberculostáticos aos municípios; qualifica, supervisiona, assessora e monitora as ações desenvolvidas pelos municípios para combater a doença.
Para o ano de 2009, o Piauí pretende expandir a cobertura do tratamento supervisionado para os municípios mais endêmicos e reduzir o abandono do tratamento a menos de 5%.
Saiba mais sobre a tuberculose no Brasil e no Piauí
No Brasil o número de doentes por tuberculose está em torno de 130.000 por ano e ocorrem 4 a 5 mil mortes no mesmo período. É a 9° causa de internações causadas por doenças infecciosas, a 7ª em gastos com internações no SUS, e a 4ª causadora de morte entre as doenças infecciosas.
A região Nordeste ocupa o terceiro lugar em incidência de casos no Brasil com 43,09%, superada pela região Norte com 48,24% e Sudeste com 45,54%.
Dentre os estados nordestinos o Piauí ocupa o 7° lugar em incidência de tuberculose com aproximadamente 35% de incidência.
Em 2007, foram diagnosticados 1.234 casos novos de pessoas residentes no Estado, cura de 412, abandono do tratamento de 28 casos e 33 óbitos. Em 2008, segundo dados parciais, foram notificados 830 casos novos de pessoas residentes, cura de158, abandono de 14 e óbitos de 18.