A Secretaria de Estado da Saúde apresentou esta semana, em evento da Associação de Prefeitos Municipais (APPM) com os secretários municipais de saúde, o Plano Estadual de Regulação. São seis centrais regionais que estão sendo instaladas em Floriano, Bom Jesus, Picos, São Raimundo Nonato, Teresina e Parnaíba com a função de intermediar as referências intermunicipais (consultas especializadas, exames, internações e cirurgias) a partir das regiões que atendem média e alta complexidades no estado. Os municípios terão que montar as suas centrais locais para organizar a demanda da sua população. Os atendimentos que não puderem ser realizados no município serão agendados através das centrais macrorregionais para o estabelecimento de saúde mais próximo que tenha a uma maior capacidade de atendimento, tudo previamente pactuado com todos os municípios que compõem cada região. As centrais municipais estarão em comunicação online com as macrorregionais e sendo operacionalizadas pelo sistema de regulação disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Segundo José Maria de Macedo (diretor da Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Secretaria Estadual de Saúde), “os pactos firmados na PPI (Programação Pactuada e Integrada) devem ser cumpridos e revistos de acordo com a necessidade e a capacidade física instalada”. A conclusão das obras e a instalação dos equipamentos das seis centrais estão previstos para abril deste ano. Cada município terá um funcionário treinado para alimentar o sistema de informações com cadastro de pacientes que ficará interligado com a Central Estadual através de um programa especifico. Até julho, o cronograma será pactuado junto ao Ministério da Saúde para que as centrais possam funcionar de forma integrada.