A Secretaria Estadual de Saúde vai realizar, em março, um encontro com todos os secretários municipais de saúde recém empossados. O encontro será uma oficina de aprendizado sobre o Sistema Único de Saúde e o seu funcionamento. O evento conta com apoio oferecido pela Caixa Econômica Federal nos custos do encontro. No encontro de gestores serão discutidos pontos como a entrega e apresentação de projetos de gestão pelas secretarias municipais. “O Estado garante apoio total para que as secretarias municipais tenham êxito e cumpram suas metas através de bons projetos”, disse Albano Amorim, superintendente de Atenção da Secretaria da Saúde. Os projetos viabilizam a captação maior de recursos federais. O fechamento de convênios entre Estado e municípios também é um objetivo do encontro. A Superintendência está tratando ainda da seleção e capacitação de profissionais da Secretaria Estadual para assessorar os novos secretários municipais na sua gestão e técnicos indicados pelas prefeituras, trabalhando de forma a diagnosticar problemas e orientar a gestão estratégica. “Os técnicos designados para auxiliar a gestão da saúde municipal irão atuar como representantes diretos da Secretaria da Saúde, tendo função muito importante no desenvolvimento dos municípios” concluiu Amorim.