A campanha para cadastrar doadores de medula óssea tem obtido ótimos resultados nesta segunda etapa de viagens. Os técnicos do Hemopi vão percorrer durante todo o mês de julho mais de 30 cidades. A campanha foi lançada em 27 de maio e já ultrapassou a metade da meta traçada. Somando os cadastros feitos na cidade de José de Freitas, Cabeceiras e na cidade de Batalha ontem, 09, o número de cadastrados chega a 8.185, o que corresponde a 54,56% da meta traçada para a campanha que era de 15 mil novos cadastros em quatro meses. “Nós só temos que agradecer a solidariedade das pessoas. Esse resultado está provando que o povo do Piauí é muito solidário. Para mim, esse resultado é a certeza de a gente vai superar a nossa meta e assim vamos aumentar a possibilidade de salvar as vidas daquelas pessoas que precisam com urgência fazer o transplante. Se conseguirmos salvar um único paciente que seja, terá valido a pena”, disse o secretário de Estado da Saúde, Assis Carvalho. A dona de casa, Francisca Maria, é evangélica da Igreja Adventista do 7º Dia, soube da campanha através do agente de saúde do seu bairro e ontem dedicou um pouco do seu tempo para fazer o cadastro. “Na minha igreja sempre contribuímos com campanhas de doação de sangue, e eu não poderia deixar de participar desta campanha também”, disse. E muitos iguais a Francisca participaram. O trabalhador rural Rafael Pereira, disse que desde de que soube da campanha teve vontade de ser doador. “Não custa nada e não dói”. A enfermeira do Hemopi, Rosa Hiêuda, disse que a medida que a campanha avança pelo interior mais pacientes são achados. “Descobrimos pacientes que precisam de transplante de medula em José de Freitas, Esperantina, Valença, Batalha e achamos que existem muito mais. Já esperávamos por isso”, afirma. Hoje, a equipe do Hemopi vai estar em Batalha até 12h. São quatro postos de coleta: Hospital, Localidade Caraúbas, Secretaria Municipal de Saúde e Caminhão que esta estacionado em frente a igreja matriz. Amanhã, 11, a campanha vai estar em Barras.