A Secretaria da Saúde e representantes do Ministério da Saúde, estiveram reunidos ontem, 10, no auditório da Câmara Municipal de São Raimundo com prefeitos e representantes da macro região daquele município para discutir estratégias com a finalidade de criar o Consórcio Intermunicipal de Saúde naquela região. Na reunião foi criado um grupo de trabalho formado por gestores de saúde dos municípios, que ficaram responsáveis para apresentar o perfil de suas localidades, que deve acontecer no dia 04 de Julho. “Nessa próxima reunião, os gestores dos municípios ficaram de levar o perfil da saúde em seu município, como por exemplo, identificar os pontos de estrangulamento do hospital, um perfil técnico quanto ao número de profissionais em cada um deles e as necessidades que cada um sente em seus respectivos locais”, disse Albano Amorim, chefe de gabinete da secretaria da Saúde. A idéia é que com base nas necessidades, o grupo possa identificar o objetivo do consórcio. “Essa nossa primeira etapa é para identificar o objetivo do consórcio de saúde”, afirmou. O consórcio deve abranger a macro região de São Raimundo Nonato em 18 municípios. São eles: Guaribas, Caracol, Jurema, Anísio de Abreu, Várzea Branca, São Braz do Piauí, Bonfim do Piauí, Fartura do Piauí, Dirceu Arcoverde, São Lourenço do Piauí, João Costa, Coronel José Dias, Dom Inocêncio, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Capitão Gervásio Oliveira, Campo Alegre do Fidalgo e Lagoa do Barro do Piauí. Consórcios Públicos Os Consórcios Públicos são instrumentos que contribuem para ampliação da qualidade da gestão de serviços públicos em suas áreas de atuação e fortalecimento da gestão pública municipal e da gestão de políticas públicas na escala regional. De caráter voluntário, eles são constituídos através de parcerias entre dois ou mais municípios sempre com objetivos definidos. Entre os seus benefícios está a garantia de ganhos de escala, melhoria da capacidade técnica, gerencial e financeira de grupos de municípios. “O consórcio é uma outra forma de tratar os recursos da saúde. A vantagem do consórcio é também otimizar recursos humanos e financeiro”, explicou Albano.