Mais de 30 organizações não governamentais e prefeituras estão mobilizadas para cadastrar doadores de medula óssea na região de Picos. A campanha acontece de 9 a 14 de junho na cidade de Picos e mais 22 municípios da região. A campanha visa cadastrar, nos próximos quatro meses, 15 mil novos doadores em todo o Piauí e dar uma esperança de vida a dezenas de piauienses e milhares de brasileiros que têm no transplante de medula a única esperança de sobreviver a doenças como leucemia e aplasia medular. Para isso, a Secretaria Estadual da Saúde criou uma estrutura que inclui um caminhão equipado com computadores, cedido pela Agespisa, técnicos para mobilização e coleta do material que será analisado pela Universidade Federal do Piauí. A equipe vai percorrer as macro-regiões do Piauí, já que a campanha deve priorizar o interior do Estado. Segunda-feira (09/06), começam as palestras para incentivar a doação em escolas, faculdades, igrejas, associações comunitárias e órgãos públicos. De quinta-feira (12/06) até sábado (14/06), será feita a coleta. Com os secretários municipais de saúde foi acertado que serão montados postos de coleta em Alegrete, Aroeira do Itaim, Bocaina, Campo Grande, Dom Expedito Lopes, Francisco Macedo, Francisco Santos, Geminiano, Ipiranga, Itainópolis, Jaicós, Monsenhor Hipólito, Padre Marcos, Paquetá, Picos, Santana do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Santo Antonio de Lisboa, São João da Canabrava, São José do Piauí, São Luís do Piauí, Sussuapara e Vera Mendes. O calendário de palestras e coleta foi feito durante reuniões entre técnicos da Secretaria Estadual da Saúde e Hemopi com o Exército, Diocese de Picos e igrejas Universal, Batista e Assembléia de Deus, as universidades públicas estadual e federal, Polícia Militar, Secretaria de Educação do Estado, Secretaria de Comunicação Municipal de Picos, além de todas as emissoras de rádio, TV, jornais e portais locais. O bispo de Picos, Dom Plínio, se comprometeu em escrever uma carta aos padres da Diocese recomendando empenho. Na caminhada da paz que a Igreja católica faz neste domingo (08/06), será divulgada a campanha. O Exército vai incentivar a doação também entre as famílias dos oficiais. Não existe uma lista de espera no caso de transplantes de medula óssea, a exemplo do que acontece com pacientes que esperam por órgãos sólidos como o coração. “Um paciente que é cadastrado no REREME (Registro nacional de Receptores de Medula Óssea) hoje, pode achar um doador compatível em poucos dias. Assim como existem casos de pessoas que passam anos esperando um doador”, disse a diretora do Hemopi, Neuma Café. Oeiras Na cidade de Oeiras, a equipe do Hemopi conseguiu em quatro dias, 1.472 novos cadastros. Os moradores da primeira capital tiveram um motivo a mais para serem solidários: o pequeno Saulo, de 7 anos, que sofre de leucemia e precisa de um transplante de medula. A compatibilidade entre doador e receptor é um dos maiores desafios quando se fala em transplante de medula. “A probabilidade de se achar um doador compatível é de 1 para 100mil. Quando nos concentramos numa mesma região, como Oeiras, por exemplo, essa probabilidade cai de 1 para 10mil. Por isso escolhemos pela descentralização da campanha. Se conseguirmos salvar um único paciente, terá valido a pena”, afirmou o secretário de Saúde, Assis Carvalho. Em Oeiras, foi mobilizada toda a sociedade civil, além de escolas, Polícia Militar, que fez blitzens educativas junto com técnicos do Hemopi, Uespi, entre outros. Somente nas primeiras duas semanas de campanha, o Hemopi já ultrapassou a marca de dois mil cadastros, quando a média mensal é de mil cadastros/mês. A campanha deve percorrer ainda Água Branca, Bom Jesus, Pedro II e Corrente. Em seguida, outros municípios serão agendados.