É para explicar o quanto é simples e essencial um gesto de solidariedade que uma equipe de técnicos da Secretaria de Saúde e do Hemopi está percorrendo todo o Piauí. Mais que aumentar o número de cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), a Secretaria está trabalhando para tornar a luta daqueles que precisam de um transplante, na bandeira de cada um dos piauienses. A diretora do Hemopi, Neuma Café destaca que é essencial que os piauienses de cada canto do estado possam se cadastrar. Segundo ela, o Brasil tem 690 mil pessoas Redome. O que é muito pouco se comparado aos Estados Unidos que possuem 10 milhões. “Ainda temos que levar em consideração que o nosso país possui muito mais miscigenação o que dificulta ainda mais a compatibilidade. No caso do Piauí isso é ainda mais grave porque a grande maioria do Banco brasileiro de doadores está na região Sul e Sudeste do país. São pessoas com carga genética diferente da nossa. Por isso precisamos que pessoas da nossa região façam parte do Redome. Se no Banco Mundial a chance é de um a cada cem mil, a possibilidade de ser compatível na mesma região é de um a cada dez mil”, revela. De acordo com os técnicos da Sesapi, a resposta vinda do interior tem sido animadora. Além das centenas de ligações diárias para o 0800 285 4989 de todas as partes do Estado, a sociedade também está fazendo a sua parte na sua região. Oeiras Para os moradores da primeira capital, Oeiras, existe uma motivação a mais. O pequeno Saulo, de 07 anos, que sofre de leucemia, precisa de um transplante. A sua família está toda engajada na campanha e tem ajudado os técnicos do Hemopi a captar mais doadores. A caravana da Saúde fica em Oeiras até o próximo sábado, 31. ouve uma forte mobilização de escolas, comunidades rurais, Câmara de Vereadores, emissoras de rádio, entre outros parceiros. Em todos os cantos da cidade foram fixados postos de coleta. As pessoas estão podendo se cadastrar na Câmara de Vereadores, no Centro de Especialidade Odontológica, na Universidade Estadual do Piauí, além do caminhão que está percorrendo todos os municípios. Ainda em Oeiras, a Polícia Militar fez blitz educativa em parceria com os técnicos do Hemopi. O próximo destino será a cidade de Picos, que recebe a caravana de 09 a 13 de junho. “Além das cidades que sediam o movimento, as equipes estão percorrendo também os municípios vizinhos. Todos vão poder ajudar. Todo o esforço da equipe, todos os recursos investidos, todos os milhares de cadastros que esperamos fazer, todos os atos de generosidade que tivermos a graça de presenciar - se tudo isso resultar num só doador que seja, terá valido a pena. Ainda que seja para salvar uma única vida, todo o nosso esforço valerá a pena”, diz o secretário Assis Carvalho.