A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí, Divisa, está participando de hoje (terça-feira) até o próximo sábado da “I Semana Sanitária de Floriano”. Na última segunda-feira (27/11) a secretária de Saúde do Estado, Tatiana Chaves e o prefeito de Floriano Joel Rodrigues abriram o evento na Câmara Municipal de Vereadores do município. Tatiana Chaves ressaltou a importância do evento, destacando o caráter historio da Vigilância Sanitária no país e sua evolução até os dias atuais. “Hoje nós temos orgulho do nosso Governo, desde o começo, valorizar e investir no crescimento desse setor que garante a qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população”, disse a secretária. Ela ainda falou sobre as conquistas da Secretaria Estadual de Saúde nos últimos anos, ressaltando que todos os projetos de reformas, construção e instalação de equipamentos nas unidades de saúde seguem as normas da Anvisa. “A legislação da Vigilância Sanitária é a garantia de qualidade e hoje o Estado procura respeita-la. Todas as 126 reformas em hospitais que estão acontecendo no Estado atualmente foram adequadas às normas e isso é segurança para a população”, frisou Tatiana. O prefeito Joel Rodrigues também fez questão de ressaltar a importância do evento para a saúde da população. “Fico muito feliz em ver os comerciantes de Floriano participando dessas discussões. Isso prova que a sociedade está empenhada para melhorar a Saúde”, disse Joel. Hoje (terça-feira) às 20h, no auditório da Secretaria de Educação será feita a sensibilização da importância do Programa de Alimento Seguro para os proprietários de supermercados, hotéis, restaurantes, panificadoras e padarias. Na ocasião, a fiscal de Vigilância Sanitária da Divisa, Iolanda da Cunha vai falar sobre a resolução nº 216 da Anvisa, que trata das Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimento. Antes disso, ainda teve uma palestra sobre higiene e controle de qualidade para os ambulantes e manipuladores de pequeno porte. Até sábado ainda serão realizadas palestras de esclarecimento sobre legislações sanitárias, projetos do Ministério da Saúde como de Farmácias Notificadoras, além de distribuição de material informativo e apresentação teatral com os agentes comunitários de Saúde de Floriano, que também estão participando do evento.