Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Hospital Regional Deolindo Couto já realizou 27 cirurgias ortopédicas em 2022
O HRDC está bem estruturado, conta com equipamentos de excelência na área ortopédica, como raio-x portátil, arco cirúrgico de última geração e OPMES de qualidade, além de profissionais competentes e experientes
O Hospital Regional Deolindo Couto, localizado no município de Oeiras, vem trabalhando com cirurgias ortopédicas desde antes da pandemia e com excelentes resultados. Segundo relatório da unidade de saúde, de Janeiro a Março de 2022 a unidade já realizou 27 cirurgias ortopédicas, beneficiando a população oeirense e região.
O Secretario de Estado da Saúde, Neris Júnior, destaca a importância do trabalho realizado pelo HRDC. “É gratificante ver os investimentos feitos na unidade de saúde convertidos benefícios para a população, que tem acesso a uma assistência de qualidade para a população”, fala o gestor.
O relatório aponta que nem mesmo durante a pandemia houve suspensão das atividades referentes a especialidade de ortopedia. O Centro cirúrgico do HRDC esteve fechado, pois funcionava como UTI COVID-19, mas todas as cirurgias ortopédicas eram realizadas no bloco cirúrgico, em uma sala adaptada para essa funcionalidade, mesmo em menor número. “Por determinação do então secretário Florentino Neto, o serviço não parou e de abril de 2020 a abril de 2021, período onde foi registrado pico da pandemia no estado, o hospital realizou 60 procedimentos cirúrgicos na área ortopédica, frise o Neris Júnior.
De acordo com o secretário, mesmo com a complexidade das cirurgias ortopédicas, onde sempre existe uma exigência de diferenciados insumos, a gestão estadual busca garantir todo o estoque necessário para prestação de uma assistência de qualidade para todos que precisem do apoio do hospital.
“O HRDC está bem estruturado, conta com equipamentos de excelência na área ortopédica, como raio-x portátil, arco cirúrgico de última geração e OPMES de qualidade, além de profissionais competentes e experientes. Só podemos agradecer ao trabalho que eles vem executando desde antes da pandemia”, diz o secretário.
Atualmente, com o encerramento das atividades da UTI COVID-19 o Centro Cirúrgico foi reaberto e conta agora com três salas cirúrgicas que atendem várias especialidades cirúrgicas na instituição. Nas escalas profissionais do HRDC, além dos cinco ortopedistas a unidade conta diariamente com dois cirurgiões gerais, dous anestesiologistas, um obstetra e corpo de enfermagem especialista no setor.