A implantação do serviço de cirurgias neurológicas no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, que iniciaram na última sexta-feira (18), resultou na redução das transferências de pacientes através da Regulação Estadual, para a realização dos procedimentos em Teresina.

Após 48 horas no do início dos procedimentos, na unidade hospitalar, nenhuma solicitação de transferência foi feita à Regulação do Estado. A média era de 20 pedidos de remanejamento por mês. “Os pacientes que necessitavam de alguma cirurgia neurológica e estavam hospitalizados no Hospital Regional Justino Luz, eram regulados para Teresina e algumas vezes para Floriano. Agora com a realização de neurocirurgias pelo hospital essas transferência serão evitadas, o que traz uma maior comodidade e facilita a vida dos que estão internados e de sua família, que não precisam se deslocar”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Além do município de Picos os moradores dos Territórios do Canindé, Vale do Sambito e Vale dos Guaribas também são contemplados com este serviço. O primeiro paciente a ser operado foi um senhor de 80 anos, que estava com coágulo devido a uma queda, ele era procedente da cidade de Pimenteiras.

Para implantação do serviço foi assinado um contrato entre a Secretaria de Estado da Saúde, Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares – FEPISERH e a Cooperativa de Neurocirurgia do Estado do Piauí. Para a realização das neurocirurgias, o Hospital Justino Luz passa a contar com uma equipe de neurocirurgião com plantão 24 horas, atendimento e estrutura adequada para receber qualquer paciente com politrauma.

Além do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, outra unidade de saúde do interior do Piauí conta com o serviço de neurocirurgia, trata-se do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, que iniciou as cirurgias neurológicas em 2019. Neste período foram realizados 11.417 atendimentos no pronto socorro, sendo necessário internar 2436 pacientes e realizar 989 cirurgias.

O próximo hospital a receber o serviço de cirurgia neurológica será o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. “Estamos trabalhando para que a implementação de neurocirurgia aconteça o mais breve possível no HEDA. Assim levaremos um serviço de alta complexidade para mais próximo da população do litoral do Piauí”, destaca o secretário Florentino Neto.