Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Farmacêutico: profissional que cuida dos pacientes na Farmácia do Povo
Ser farmacêutico, “é ser responsável por cuidar do paciente”.
A rotina de dispensação de medicamentos aos pacientes na Farmácia do Povo é feita por um profissional que cuida, o farmacêutico. O dia 20 de janeiro é dedicado a eles, data escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos, em 1916 e que foi reconhecida em 2007, pelo Conselho Federal de Farmácia.
Na Farmácia do Povo, que conta com 11 unidades em Teresina e no interior, além de pontos descentralizados em hospitais e clínicas, são 28 profissionais farmacêuticos que acompanham mais de 20 mil pacientes cadastrados. É um acompanhamento que vai além do acesso ao medicamento, envolve diálogo, interação e escuta ativa.
“No momento do atendimento, o farmacêutico fica atento aos anseios do paciente no que tange ao uso adequado do seu medicamento, suas dúvidas são sanadas através de um diálogo direto e são verificadas, também, as possíveis interações com outros medicamentos que o usuário venha a fazer concomitantemente aos medicamentos que estão sendo recebidos na Farmácia do Povo”, afirma Joseana Leitão, farmacêutica.
Ela cita como exemplos, pacientes diabéticos, que são verificados os exames de controle da glicemia, a quantidade administrada diariamente para evitar hipoglicemia. Pacientes com nanismo, “ensinamos como administrar o medicamento, qual área do corpo e a forma de aplicação para que a quantidade adequada chegue a corrente sanguínea e, consequentemente, o medicamento tenha a resposta terapêutica esperada”.
Ser farmacêutico, “é ser responsável por cuidar do paciente”.
O farmacêutico também dá dicas sobre o armazenamento dos medicamentos para resultados eficazes no tratamento. “A correta guarda dos medicamentos em domicílio, é uma informação de extrema relevância e faz toda a diferença na manutenção estabilidade química deste medicamento e, consequentemente, na sua resposta terapêutica ”, orienta Joseana Leitão.
Ao todo, são 28 profissionais que atuam em Teresina e nas 10 unidades no interior: Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Picos, Oeiras, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Uruçuí, Floriano e Corrente.
Mais de 20 mil pacientes são cadastrados na Farmácia do Povo. Ofertamos mais de 200 medicações, para o tratamento de cerca de 80 patologias.