A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, firmou parceria com a empresa Águas de Teresina para realizar a vigilância da qualidade da água que é oferecida à população da capital piauiense. A Sesapi já executa um programa desde 2001 onde todos os municípios fazem o controle da qualidade da água chamado Vigiágua, que faz uma vigilância em cima do controle da água.

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesapi, Antônio de Sá, o objetivo é melhorar o relacionamento com a empresa para ajudar no controle da qualidade da água para o consumo humano. “Vamos trabalhar juntos para que a qualidade da água melhore cada vez mais porque tem reflexos diretos na saúde da população”, afirma Antônio.

O programa Vigiágua tem o objetivo de promover a saúde e prevenir agravos e doenças de transmissão hídrica, por meio de ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano. Avaliar a qualidade da água consumida pela população; Aferir o monitoramento realizado pelo Controle; Subsidiar a associação entre agravos à saúde e situações de vulnerabilidade das formas de abastecimento de água; Identificar pontos críticos/vulneráveis (fatores de risco) em sistemas e soluções alternativas de abastecimento e Avaliar a integridade do sistema de distribuição.

A Gerente do Programa de Responsabilidade Social da Águas de Teresina, Bárbara Melo afirma que Teresina já tem 36% da cidade com esgotamento sanitário. “O nosso objetivo é chegar à universalização do esgotamento no ano de 2030. Sabemos da importância de ter água e esgotos tratados para melhorar a saúde da população, por isso a nossa parceria com a Sesapi é fundamental”, diz a gerente.