O índice de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por paciente com Covid-19 cresceu 44%, nos últimos dias, no Piauí. No dia 6 de fevereiro, 159 dos 288 leitos estavam ocupados, cerca de 55% do total. No último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), referente ao dia 21 de fevereiro, já eram 229 leitos ocupados, ou 79,5%.

As taxas de ocupação de leitos estão maiores nas macrorregiões de saúde do Meio Norte (84,7% dos hospitais públicos), Litoral (84%) e na região do Vale do Piauí e Itaueira (90%). Em relação aos leitos clínicos de Covid-19, também foi registrado um aumento substancial nas macrorregiões de saúde do Meio Norte (78,8%), Litoral (91,9%) e na região do Vale do Piauí e Itaueira (100%). Em Teresina, a taxa de ocupação alcançou 93%, a maior desde o início da pandemia.

Segundo o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, integrante do Comitê de Operações Emergenciais (COE), o crescimento dos casos é um reflexo do comportamento da população desde as festas de fim de ano, quando muitos descumpriram as normas sanitárias. O gestor afirma que as medidas sanitárias, como evitar aglomerações, higienizar as mãos e usar máscaras são extremamente necessárias para conter a Covid. “As medidas restritivas são para acalmar, diminuir o nível de contaminação, diminuir as taxas de ocupação de leitos para que a gente possa trabalhar com mais segurança para atender à população”, explica.

Para o governador Wellington Dias, o Piauí chegou em uma linha de perigo muito elevada para a Covid-19. “Ou a gente adota essas medidas agora, ou não vamos conseguir atender a demanda e vamos entrar numa situação muito pior”, lamentou. Segundo o chefe do executivo estadual, o momento é o mais grave desde o início da pandemia. “Estamos em uma situação de elevada transmissibilidade. São milhões de pessoas que estão com o coronavírus e junto com o coronavírus, existem as novas variantes”, frisou.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, está trabalhando ainda na ampliação de leitos exclusivos para Covid.