O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi) vai ampliar o número de leitos no interior do Piauí para atendimento a pacientes Covid. Serão mais cinco leitos de UTI para o Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri. A decisão foi tomada na reunião de hoje(19) do Centro de Operações Emergenciais(COE).

O COE demonstrou preocupação também com as altas taxas de ocupação nos hospitais das cidades de Teresina, Floriano e Parnaíba. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, está sendo estudada a possibilidade também do aumento de leitos nessas regionais. No Estado do Piauí, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid é de 71,7%.

Em Teresina, já foram ampliados leitos nos hospitais HGV, Natan Portela, HPM e HU. “Caso haja necessidade a Sesapi fará a contratação de leitos particulares, como aconteceu o ano passado”, explica o secretário. Florentino esclarece que o Governo do Estado tem trabalhado de forma incansável para garantir o atendimento a todos os piauienses que necessitarem de uma UTI. O COE está acompanhando a ocupação de leitos nos hospitais estaduais e sempre que há necessidade toma providências pontuais para ampliar o atendimento.

Além da estruturação de atendimento, o distanciamento social e o cumprimento da etiqueta respiratória, são fundamentais para fazer frente ao crescimento dos casos de Covid-19 no Piauí. “Para vencermos essa guerra temos que unir forças, poder público e sociedade, cada um fazendo a parte que lhe compete”, diz Florentino.