Nesta sexta-feira (19), o Hospital Regional Tibério Nunes, localizado em Floriano, completa quatro anos de execução dos procedimentos de Neurocirurgia na unidade. Ao longo desses anos, foram realizadas 9. 394 atendimentos no pronto socorro,  4. 351 atendimentos ambulatoriais e 832 neurocirurgias.A oferta desse serviço especializado no hospital regional garantiu uma redução de encaminhamentos para Teresina, onde anteriormente o fluxo de pacientes que necessitavam do procedimento era concentrado.

A neurocirurgia é um procedimento realizado para tratar situações geradas por doenças do sistema nervoso central e periférico, tais como hidrocefalia, tumores, doenças vasculares, degenerativas, traumas crânio-encefálicos e lesões raqui-medulares passíveis que necessitem de uma abordagem cirúrgica. No HRTN, o atendimento acontece em situações de traumas, hidrocefalia e cirurgias vasculares não aneurismáticas. Os outros casos são encaminhados para hospitais de referencia na capital.

O Neurocirurgião Cleciton Braga Tavares é coordenador de neurocirurgia do Hospital Regional Tibério Nunes e destaca que o foco do projeto que gerou as neurocirurgias em Floriano era descentralizar os atendimentos dessa especialidade médica da capital piauiense.

“Após os gestores da Sesapi aprovarem e implantarem o projeto os nossos atendimentos começaram no dia 19 de Fevereiro de 2017. Desde então vemos resultados positivos desse trabalho realizado no hospital Tibério Nunes. Aproximadamente 13 mil pessoas da região de Floriano não precisaram se deslocar até Teresina nestes quatro anos para consultas ou tratamentos relacionados a neurocirurgia”, explicou o Neurocirurgião.

“Agora nós somos a referência da região e devido às nossas capacidades e profissionais temos uma assistência para a população. Queremos melhorar ainda mais nossa qualidade de atendimento para garantir mais saúde para nossos pacientes”, fala Davyd Basílio, diretor do hospital Tibério Nunes.

Ele aponta que além do atendimento mais próximo de suas casas, a existência desse tipo de especialidade médica no hospital garantiu um atendimento mais precoce da população, reduzindo o tempo entre o problema e o atendimento adequado, além de desafogar o sistema de saúde pública da capital, reduzir gastos com transporte de pacientes e dessa forma melhorar o prognóstico dos pacientes.

“Quanto menor o intervalo de tempo entre a aparição do problema de saúde do paciente ou acidente e o início do tratamento efetivo, temos uma redução significativa nas taxas de mortalidade e nas sequelas que ficam no paciente. Precisamos levar em conta que temos uma doença endêmica no nosso estado, os acidentes de trânsito, e levar um tratamento mais próximo da população melhora diretamente os nossos resultados no enfrentamento a esse problema”, aponta o médico.

O secretário Florentino Neto considera que o trabalho feito em Floriano tem sido um exemplo do sucesso da descentralização do serviço no Estado. “Gostaria de parabenizar a todos que fazem o Hospital Tibério Nunes e agradecer pelo exemplo de dedicação e resultados que deram para o serviço público. Anteriormente, qualquer pessoa que necessitasse desse tipo de tratamento precisava ser transferida para Teresina. O serviço de neurocirurgia de Floriano salvou vidas e garantiu o atendimento da população”, destacou o gestor, que fez questão de exaltar o serviço de exaltar o serviço de excelência ofertado pelo hospital regional.