Mesmo com a suspensão das festividades de carnaval e com a pandemia de Covid-19 ainda sendo um dos principais focos na área da saúde, não é certo que outros temas sejam deixados de lado. Com essa visão, a Coordenação de Infecções Sexualmente transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde, mantém o seu trabalho de conscientização e reforça a importância dos trabalhos de prevenção contra as ISTs mesmo com a suspensão das festividades alusivas ao carnaval, período onde geralmente as campanhas da área acontecem.

A orientação vem sendo feita para os representantes das secretarias municipais de saúde, ajudando a elaborarem estratégias no sentido de evitar aglomerações e trabalhar junto às populações para evitar a transmissão da Covid-19 e infecções sexualmente transmissíveis.

Para ter acesso a insumos de prevenção, como os preservativos, as secretarias de saúde podem buscar suas regionais de saúde ou a própria assistência farmacêutica do estado, localizada em Teresina, nos casos excepcionais.

“Mesmo com a suspensão das atividades desse período, é necessário que os municípios mantenham os trabalhos de prevenção contra as ISTs, garantindo um acesso desburocratizado de preservativos e teste rápidos para a população”, destaca Karinna Amorim, coordenadora de doenças transmissíveis da Sesapi.

Ela aponta ainda que além da prevenção, a identificação precoce de novos casos é essencial para que ocorra o tratamento rápido e o paciente tenha uma recuperação rápida.

“Estamos disponíveis como coordenação para dar assistência para todos os municípios sobre tema, esclarecer dúvidas, traçar estratégias que não gerem aglomerações. Nosso foco é facilitar que os municípios tomem decisões adequadas que facilitem as medidas preventivas chegarem até a população, seja ela com a vida sexualmente ativa ou não”, completa Karinna.