A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) adquiriu, para o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen- PI), mais dois novos extratores automáticos de RNA/DNA, que vai aumentar a capacidade técnica de exames de Covid-19, pela técnica RT-PCR.

“Buscamos a cada dia investir na capacidade do nosso Laboratório Central, e assim oferecer um serviço mais célere, para aqueles que estão com a suspeita da doença”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

O laboratório realiza em média de oitocentos a mil exames por dia, com os novos aparelhos a capacidade vai aumentar para dois mil, como explica a diretora do Lacen-PI Walterlene de Carvalho.



“Esses aparelhos, de tecnologia de ponta, vão ajudar a dobrar nossa capacidade de exames ao dia, e no decorrer do processo podemos ainda triplicar esse quantitativo. O Lacen vem trabalhando incansavelmente, desde o início da pandemia, para agilizar o diagnóstico para a população piauiense”.

O tempo de entrega, dos exames realizados para o diagnóstico do coronavírus, é de 48 horas, mas devido o aumento do número de testes, neste início de ano, o prazo foi estendido para 72 horas. O laboratório funciona 24 horas, sete dias por semana.

“Nós estamos pedindo até 72 horas, haja vista que a demanda de testagens aumentou. E como somos o único Laboratório público do estado que realiza esse exame, tivemos que prolongar essa entrega. E também há fatores externos que também atrapalham como falta de energia, internet cair, entre outros”, ressalta a diretora.
Na unidade são realizados os testes de RT-PCR, que tem como objetivo diagnosticar a doença por meio da detecção do material genético do novo coronavírus na amostra examinada, ele é classificado como padrão ouro na detecção do vírus.

“A análise de biologia molecular é considerada padrão ouro por identificar a presença do SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, em amostras de secreções das vias respiratórias (do nariz e garganta) dos casos suspeitos. Assim que chegam ao laboratório, essas amostras passam por diferentes estágios de preparação e extração do material genético das moléculas (RNA) até chegar a etapa final do processo” explica a diretora do Lacen-PI, Waterlene de Carvalho.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí também realiza o teste sorológicos de anticorpos para Covid-19 por quimioluminescência, metodologia que possui sensibilidade e especificidade maior do que o teste rápido. O exame, feito através de amostras de sangue, detecta a presença de anticorpos IgM e IgG, formando um perfil sorológico para saber se a pessoa testada já esteve em contato com o vírus ou não.