Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi disponibiliza materiais de capacitação para profissionais que atuarão nos Centros de Especialidades em Doenças Crônicas
Inicialmente são quatro documentos disponibilizados para os profissionais de saúde
A partir desta semana estão sendo disponibilizados no site da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, através da Superintendência de Atenção Primária à Saúde e Municípios(Supat), para os profissionais de saúde, documentos que contém em seus conteúdos normas e condutas terapêuticas que podem ser aplicadas para melhorar suas atuações no atendimento da população. Inicialmente serão três documentos para a área da nutrição, enfermagem e psicologia. Além desses materiais também será disponibilizado outro documento com diretrizes de intervenção do serviço social. Esse material busca levar uma qualificação para os profissionais de saúde que atuaram nos Centros de Especialidades em Doenças Crônicas que estão sendo implantados em cinco municípios do estado.
Parnaíba, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Bom Jesus, no entanto os documentos também podem ser acessados por outros profissionais de saúde, caso os mesmo achem que o conteúdo dessas normas possam melhorar a qualidade do seus trabalhos.
Os documentos foram elaborados com a ajuda de especialistas de cada área e todos foram validados por representações de referência de cada uma das áreas da saúde, como conselhos e universidades, estando dessa forma, respaldados tanto por instituições de ensino, como instituições que fiscalizam o exercício profissional.
A perspectiva dos técnicos da Secretaria de Saúde é que estes materiais possam contribuir de alguma forma com a qualificação e aprimoramento do atendimento dos profissionais que trabalham e trabalharão nos centros, além de outros profissionais que queiram aproveitar os conteúdos disponibilizados.
Herlon Guimarães, superintendente de atenção primária a saúde e municípios, explica a importância desses materiais para os profissionais que se utilizarem deles. "Nós lançamos inicialmente quatro protocolos, no total de 17, que vão ajudar nossos profissionais a terem um segmento correto no atendimento de pessoas que fazem usos das nossas policlinicas".
Esses materiais podem ser acessados através do site da Sesapi na aba da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Supat), presente na coluna “SAÚDE DE TODOS” da página inicial do site. Inicialmente estão disponíveis quatro arquivos e mais três materiais deverão ser adicionados.
Os materiais podem ser encontrados clicando aqui!