Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi inicia 12ª etapa da pesquisa epidemiológica no Piauí
Pesquisa será realizada nas cidades de Teresina, Parnaíba, Piripiri, Picos, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Oeiras, Campo Maior, Floriano e Corrente.
Reprodução: Redação CCOM
A 12ª etapa do Inquérito Epidemiológico do Estatus Sorológico da população do Piauí para análise de infecção da Covid-19 começa nesta segunda-feira (21) e segue até o dia 24 nas cidades de Teresina, Parnaíba, Piripiri, Picos, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Oeiras, Campo Maior, Floriano e Corrente.
A ação realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) tem como finalidade estudar com maior precisão a situação da pandemia no estado e contribuir com dados científicos para tomada de decisões para as mais diversas áreas da administração.
A etapa do inquérito epidemiológico será realizado por meio do Instituto Amostragem para pesquisa e aplicação de testes rápidos através de pesquisadores e profissionais da saúde devidamente treinados para detecção de anticorpos SARS-COV- 2. Após a coleta de dados e informações, casos os exames sejam positivos, o município deve preencher a notificação e informação por meio do Sistema e-SUS VE.
O Superintendente de atenção primaria a Saúde e municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, destaca que o inquérito é essencial para que o órgão tome decisões com objetivos claros, sendo o principal deles a redução da transmissibilidade do novo coronavírus.
“O inquérito elege algumas residências e realiza exames dos moradores. Esses exames nos possibilitam ter conhecimento sobre como está a taxa de transmissão, uma vez tendo conhecimento sobre essa taxa de transmissão, temos subsídio para que a Secretaria de Estado da Saúde tome algumas medidas. Essas medidas estão inteiramente ligadas ao controle da transmissibilidades da Covid-19 e também nos possibilitam preparar a rede, para, por exemplo, termos leitos disponíveis para a necessidade da população”.