Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Ações do Programa Busca Ativa ajudam a diminuir internações em São Raimundo Nonato
A Sesapi também incrementou a estrutura física e de profissionais do hospital.
Após perceber um crescimento no número de internações, de pacientes com a Covid-19, no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) intensificou as ações do programa Busca Ativa na região, o que vem ajudando a diminuir, na última semana, a procura de pacientes infectados com o vírus à unidade de saúde.
A secretaria também incrementou a estrutura física e de profissionais do hospital. De acordo com a diretora do hospital, Nilvânia Nascimento, hoje estão internados 12 pacientes em leitos clínicos e 19 em leitos de UTI. Na Unidade de Pronto Atendimento da cidade foram instalados pela Sesapi, 20 leitos clínicos e 20 de UTI exclusivos para o tratamento do coronavírus.
“Desde outubro percebemos um crescimento no número de internações por Covid-19 em nossa rede de saúde, porém nos últimos dias notamos que essa procura vem diminuindo e isso se deve a intensificação do Busca Ativa na nossa cidade, quem vem notificando e isolando os pacientes contaminados com doença em sua casa, ajudando assim a diminuir a transmissão, o que reflete nas internações”, lembra a diretora.
O Hospital Regional Senador Cândido Ferraz vem recebendo investimentos da Sesapi desde o início da pandemia. A unidade que hoje tem capacidade para atender pacientes de todo Território da Serra da Capivara, contando com equipamentos modernos e uma equipe multiprofissional da saúde.
“Estamos monitorando a evolução da pandemia em todo o estado. Percebemos um crescimento acentuado na região de São Raimundo Nonato, ainda em outubro, com isso intensificamos as ações do Busca Ativa e ampliamos os leitos de UTI, deixando a UPA exclusiva para esse atendimento. Caso haja necessidade, estamos conversamos com a direção do hospital para aumentar a quantidade de leitos, pois existe estrutura física e equipamentos”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.