Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Aparelhos de Hemodiálise aumentam qualidade de atendimento para pacientes Covid no território Serra da Capivara
A hemodiálise substitui os rins, retirando o sangue do paciente para purificá-lo e devolvê-lo ao organismo depois de filtrado
Dando continuidade aos trabalhos de melhorias e estruturação da rede de saúde do Piauí para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 o governo do estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, encaminhou aparelhos de hemodiálise que serão empregados nas UTIs de pacientes Covid no Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, trazendo um ganho para a saúde de São Raimundo Nonato e de todo o território Serra da Capivara.
A hemodiálise substitui os rins, retirando o sangue do paciente para purificá-lo e devolvê-lo ao organismo depois de filtrado, a presença dos equipamentos traz uma melhora considerável na assistência ofertada para os pacientes Covid que cheguem até a unidade. A diretora do hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, Nilvania da Silva Nascimento, destaca a importância que a aquisição e funcionamento desses equipamentos representa para o enfrentamento da Covid na região.
“É um grande ganho para toda a população do Território da Serra da Capivara, pois com esses equipamentos evitamos a transferência de pacientes para unidades de referencia, podendo fazer o tratamento deles no nosso hospital. São equipamentos que funcionarão somente na UTI Covid, mas que representam um passo em direção a trazer, em um futuro próximo, o tratamento de hemodiálise para pacientes crônicos que dependem da nossa unidade”, apontou Nilvania.
O Secretário de Saúde Florentino Neto destaca que a estruturação da rede e modernização das unidades sempre foi uma das principais bandeiras de enfrentamento a pandemia no estado.
“Agora temos mais qualidade na assistência prestada a população naquela região, esse é mais um passo no nosso trabalho de evolução da nossa rede de saúde, que vem apresentando grandes resultados nos cuidados para a população e no enfrentamento a pandemia de Covid-19”, apontou o gestor.