Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Campanha Novembro Azul alerta para cuidados com saúde do homem
Entre as ações estão o Cartão de Saúde do Caminhoneiro e o projeto piloto de prevenção ao câncer de pênis
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, realizou na manhã desta terça-feira ( 17), no Palácio de Karnak, a Campanha Novembro Azul, que visa conscientizar o público masculino para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Dia D da Campanha será 10 de novembro e o tema deste ano é “HOMEM QUE SE CUIDA TEM ATITUDE”.
Na Campanha 2020 serão enfatizados os cânceres de pênis, de boca e o câncer de próstata, que é um dos mais comuns entre os homens. Segundo estimativa do INCA, para cada ano do triênio 2020-2022, devem aparecer 625 mil casos novos de câncer no Brasil, sendo 66 mil de câncer de próstata, o que representa 29,2% dos casos. No Piauí, a maior concentração de homens é na faixa etária de 30 a 39 anos com altos índices de câncer de próstata e de pênis.
Durante a campanha, serão realizadas ações para conscientizar o público masculino sobre a importância dos cuidados com a saúde. Na ocasião, será lançado o Cartão de Saúde dos Caminhoneiros e das Caminhoneiras, uma iniciativa do Ministério da Saúde para atender às necessidades dos motoristas de transportes rodoviários de cargas. Será um documento público para possibilitar o registro e acompanhamento de informações clínicas, de suporte ao diagnóstico e do plano de cuidados desse público específico e itinerante.
Além do Cartão de Saúde dos Caminhoneiros, também será lançado o projeto de Prevenção do câncer de pênis no homem piauiense. Dados epidemiológicos do INCA, colocam o Piauí no primeiro lugar do ranking no Brasil com número de casos de câncer de pênis. Para conter esse aumento, o Ministério da Saúde vai implantar um projeto piloto no Estado para desenvolver ações educativas e de prevenção da doença.
A coordenadora de Saúde do Homem, da Sesapi, Valdite Leão, ressalta a importância de conscientizar o sexo masculino da necessidade de se cuidar. “É preciso chamar atenção dos homens para o autocuidado. Nossos dados epidemiológicos demonstram que o homem precisa se preocupar mais com sua saúde, procurar os serviços e ter a sensibilidade de que ele precisa de um acompanhamento profissional. Somente assim podemos reduzir a mortalidade do homem, que hoje também tem como causas algumas patologias que poderiam ser facilmente prevenidas”, ressalta a coordenadora.
De acordo com secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar o desenvolvimento da doença e a amputação. “A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir estes agravos evitáveis. Dentro desse trabalho nós estamos trazendo a questão da carteira do caminhoneiro, que vai permitir ao pessoal dessa classe tão importante se utilizar dos serviços da rede pública de saúde.A identificação precoce de doenças aumentam as chances de um tratamento eficaz”, diz o secretário.
Ele resalta ainda que inicialmente a campanha se focava na questão do câncer de próstata,e hoje sua importância é tamanha, que seu trabalho gira em torno da saúde do homem como um todo, trazendo uma atenção integral para a sua saúde.
O governador Wellington Dias destacou a importância da campanha para a população masculina e ressaltou os impactos positivos que a campanha apresenta.
“É um pauta muito importante, todos temos contato com ela de alguma forma e os cuidados e a prevenção são pontos importantes que precisam ser reforçados a cada momento. Precisamos quebrar o preconceito que existe quando se trata do homem cuidado da sua própria saúde, somente assim vamos conseguir salvar mais vidas”, apontou Wellington Dias.