Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Novembro Azul reforça a importância para cuidados com Saúde do Homem
Câncer de Próstata, câncer de pênis e câncer bucal são algumas das principais abordagens da campanha este ano
O mês de Novembro chegou e os cuidados com a Saúde do Homem são mais uma vez o foco das atividades, uma vez que o mês traz consigo a ocorrência da campanha do Novembro Azul, que reforça a importância do homem cuidar e ter mais atenção com a sua própria saúde. Este ano a campanha ira atuar em três eixos principais, sendo eles o câncer de pênis, câncer de próstata e o câncer de boca. A campanha irá trazer ainda dois projetos importantes para a saúde com o cartão do Caminhoneiro e a prevenção do câncer de pênis.
O Superintendente de atenção primária a saúde, Herlon Guimarães, destaca que a atenção com a própria saúde não pode ser negligenciada pelos homens. “É importante reforçar a ideia do cuidado pessoal principalmente com os homens. Um exemplo é a realidade do câncer de pênis, um problema não tão recente e que já existe conhecimentos para prevenção, mas que ao mesmo tempo o estado vem apresentando crescimento nos registros” aponta o superintendente.
A campanha apresentará os indicadores das doenças além de trazer uma programação com o trabalho de informar e conscientizar sobre os problemas. Além da divulgação de cards e falas de pessoas inseridas no tratamento das doenças, também serão realizados seminários pela internet, discutindo os eixos principais da campanha.
Valdite Leão, coordenadora da saúde do adulto e idoso da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) destaca que os indicadores atuais comprovam a importância de trabalhar a conscientização da população masculina no que diz respeito aos cuidados com a saúde.
“Em relação ao Brasil, os dados epidemiológicos apontam que neste triênio de 2020 até 2022 serão registrados altos índices de câncer, sendo o primeiro deles o de pele e em seguida o câncer de próstata, então é preciso que os homens fiquem alerta. No Piauí os dados também chama atenção, de acordo com o INCA após as causas externas, os homens são mais acometidos por doenças cardiovasculares e neoplasias então é preciso trabalhar essa área da saúde do homem, para mudarmos esses números e termos uma população mais saudável”, aponta a coordenadora.
A campanha também contará com o Dia D da campanha, agendado para o dia 10 de novembro, onde serão realizadas ações durante os atendimentos em vários locais, como postos de saúde, estratégia de saúde da família e hospitais do estado reforçando os cuidados com a saúde do homem.