Cyntia Veras

A Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) tem mantido intensamente a rotina das inspeções pelo controle sanitário de serviços e produtos do Estado, bem como em diversos setores onde as fiscalizações são de sua competência.  

Mesmo com o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, as equipes de fiscais da DIVISA têm se reversado para atender as demandas que chegam ao órgão e se organizado de forma que nenhum estabelecimento fique prejudicado. 

As inspeções estão sendo realizadas de forma presencial e remota. “Tendo em vista o momento de pandemia da Covid-19, nós nos reinventamos, nos adaptamos e hoje temos realizado tanto inspeções remotas como presenciais”, ressaltou a gerente de controle de produtos e serviços da DIVISA, Maria Veloso.  

Nas inspeções onde é necessária a presença dos fiscais, ou seja, naquelas atividades consideradas de maior risco, a equipe da Vigilância Sanitária realiza a inspeção presencial. “Já nas inspeções remotas analisamos toda a documentação encaminhada previamente por e-mail institucional, e fazemos uma chamada de vídeo para verificação das estruturas e processo de trabalho que tem como interlocutor o Responsável Legal e o Responsável Técnico da Empresa”, explicou a gerente. 

A cada inspeção, os fiscais da Vigilância Sanitária fazem a avaliação do cumprimento das Boas Práticas de Serviços e Produtos, conforme a legislação sanitária específica. “O monitoramento por meio das inspeções é uma ação de rotina da DIVISA, contemplada no plano anual das nossas ações”, destacou Maria Veloso. 

A DIVISA fiscaliza serviços de saúde, farmácias de manipulação, indústria farmacêutica e farmoquímica, indústria de produtos para a saúde, indústria de saneantes, indústria de cosméticos, de alimentos e suplementos alimentares, incluindo água mineral e água adicionada de sais, distribuidoras de medicamentos e produtos para a saúde, serviços relacionados ao sangue e hemoderivados, células ,tecidos e órgãos , hemodiálise, entre outras áreas.