A Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) está ofertando curso de Formação Modular para Redução da Mortalidade Materna aos profissionais da saúde da atenção primária.

O curso abordará a ficha de classificação de risco e as linhas gerais para a Qualificação do Cuidado Pré-natal. As inscrições podem ser realizadas através do endereço eletrônico www.unasus.ufpi.br.

O objetivo é qualificar médicos e enfermeiros da atenção primária no cuidado à gestante, visando melhores condições de saúde e assistência para a redução das mortalidades materna e infantil. Segundo Luciana Sena, gerente de Atenção Saúde, o curso é fruto da parceria com a UFPI.

“O curso contemplará os protocolos e linha de cuidado que pactuamos na Comissão Intergestores Bipartide e no diálogo deliberativo em São Raimundo Nonato. A proposta está voltada para as principais causas de mortalidade materna”, explica.

Os participantes terão acesso a um material técnico baseado nas melhores evidências científicas sobre o assunto. “Os inscritos poderão conhecer melhor o Protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde com uma aprendizagem que viabilizará sua implementação no cotidiano de seu trabalho”, destaca Luciana Sesan.

De acordo com a gerente de Atenção a Saúde da Sesapi, os conhecimentos disseminados pelo curso refletirão na gestão da saúde e no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) através dos protocolos publicados que oferecem uma linguagem compreensível para que sejam implementados e com isso ofereçam um atendimento qualificado principalmente em locais de difícil acesso às informações.

Elis Pegado