Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Projeto busca melhorar o fluxo de comunicação entre profissionais de saúde da linha de frente de enfrentamento ao COVID-19 e as famílias dos pacientes
O projeto já foi apresentado e passará por uma fase de capacitação dos profissionais das unidades.
Os Hospitais Natan Portella e o HGV realizaram reuniões essa semana para tratar do Projeto “Conectando Vidas: Comunicação em tempos de COVID”. O projeto é uma demanda do Ministério de Saúde identificada a partir da necessidade de melhorar o fluxo de comunicação entre os profissionais de saúde que estão na linha de frente de enfrentamento ao coronavírus e as famílias dos pacientes que estão internados devido a pandemia nos hospitais de referência da região. O projeto já foi apresentado e passará por uma fase de capacitação dos profissionais das unidades.
“Esse projeto tem o objetivo de organizar e sistematizar esse processo de comunicação por meio da implantação de dois serviços. O boletim médico virtual e a visita familiar virtual. Ambos são pontos importantes para o acompanhamento do paciente, melhorando assim a condição de saúde do paciente, além de cuidar da ansiedade e da qualidade dos atendimentos, melhorando os resultados do tratamento”, aponta Patrícia Leal, colaboradora do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês para os projetos do PROADI-SUS.
O Boletim médico virtual vai promover a comunicação entre os profissionais que estão prestando os cuidados aos pacientes e seus familiares, tendo o objetivo de informar sobre o quadro clínico, discutir sobre possíveis cuidados terapêuticos junto a esses pacientes, gerando assim um cuidado humanizado e possibilitando um acompanhamento da família sobre a situação do paciente.
Já a visita familiar virtual trará a questão da vídeo chamada, o que pode vir a fortalecer o vínculo com sua família. Esse fortalecimento poderá influenciar diretamente na qualidade dos resultados do tratamento, diminuindo a ansiedade e até mesmo o estresse pós traumático por questão do isolamento necessário para realizar o tratamento.
Valquíria Cunha. Responsável Técnica pelo Serviço de Psicologia do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela destaca a importância que o projeto representa. “O Programa conectando vidas poderá contribuir de forma significativa para minimizar o sofrimento da suspensão da visita presencial. O IDTNP enquanto hospital publico referência para COVID 19 ,recebe pacientes idosos e de baixa renda que apresentam intenso sofrimento psíquico diante do diagnóstico de COVID 19. A estratégia de vídeo chamada para os seus familiares(visitas virtuais)oferecem inúmeros benefícios para o paciente .Redução do nível de ansiedade,reforço dos vínculos afetivos, prevenção da síndrome do transtorno pós traumático e benefícios para a família, como a confiança e tranquilidade na assistência.
"Mediante as limitações impostas pelo Covid19 no que tange a presença da família dentro do hospital, as visitas virtuais se fazem um importante recurso no enfrentamento a situação de internação hospitalar, tanto por mitigar a distância física e geográfica, quanto por permitir ao familiar ver em que condições está seu paciente, o que diminui as fantasias em torno do adoecimento, e nesse sentido os boletins médicos somam-se na desconstrução das fantasias e na possibilidade de permitir um melhor enfrentamento dessa experiência, pois permitem à família o acesso a informações diretamente do médico, que balizado pela avaliação do psicólogo, busca-se adequar a linguagem e nível de entendimento para uma transmissão mais humana e efetiva" Cleidiane Pinheiro, coordenadora do serviço de psicologia do HGV.