Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Piauí registra menor índice de óbitos por Covid-19 das últimas 16 semanas
Com 54 óbitos, o estado teve uma queda de aproximadamente 75% em relação aos números registrados durante o pico da pandemia.
O Piauí fechou mais uma semana, neste sábado (26), com queda nos óbitos por Covid-19, o menor número das últimas 16 semanas. Com 54 mortes, o estado teve uma queda de aproximadamente 75% em relação aos números registrados durante o pico da pandemia, nos meses de maio e junho, quando alcançou 200 óbitos por semana.
Para o governador Wellington Dias, a queda se deve à colaboração da população, além das estratégias adotadas pelo Governo do Estado e pelos municípios. “Isso representa uma queda contínua em relação ao pico da pandemia. Significa que tudo que trabalhamos dentro do Plano Estadual para o Enfrentamento ao Novo Coronavírus garantiu, com a contribuição da população, que vem cumprindo o distanciamento, o uso da máscara e higiene das mãos, bem como o tratamento cedo da doença, integrado com o Programa Busca Ativa e o aplicativo Monitora Covid, têm dado resultado e pretendemos prosseguir nessa direção”, disse o chefe do Executivo piauiense.
De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi e membro do COE, Herlon Guimarães, com a diminuição dos casos graves, há também diminuição dos óbitos. “Os óbitos estão intrinsecamente ligados ao número de casos graves. Como esse número vem diminuindo, automaticamente, os óbitos diminuem. O vírus começa a enfrentar uma barreira. Muitas pessoas já foram infectadas e, com isso, começamos a enxergar a imunização natural fazendo o controle no número de casos novos”, afirmou o superintendente.
Herlon destaca ainda que, “aliado a tudo isso, temos a taxa R0, chamada de taxa de transmissibilidade, em que a nossa última estava em 0,74. Isso implica dizer que, a cada 100 pessoas infectadas, essas transmitem para 74 pessoas. Então, mantendo ela em queda, manteremos a transmissão em decréscimo também”.
Ocupação de leitos
De acordo com o calendário epidemiológico que registra semana a semana o avanço da doença no Piauí, além de reduzir as mortes, o estado também teve uma redução na ocupação de leitos de UTI e de leitos clínicos.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), na sexta-feira (25), dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento de pacientes com a Covid-19, há 516 ocupados, sendo 303 leitos clínicos, 209 UTIs e quatro leitos de estabilização.