Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Investimentos em São Raimundo Nonato evitam transferências de pacientes para outros municípios
Pelo menos 7 mil pacientes não precisaram ir a Teresina ou Floriano graças à reforma no hospital da cidade.
Cidade polo do Território Serra da Capivara, o município de São Raimundo Nonato recebe investimentos na saúde que melhoram a qualidade de vida da população da região. Por meio de recursos do Renova Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vários benefícios têm sido entregues.
No fim de 2019, o Governo do Piauí comemorou o aumento da produtividade no Hospital Regional José Cândido Ferraz. Ao longo daquele ano, o hospital realizou 7.499 procedimentos cirúrgicos, o que representa um marco no atendimento da região. Só em um fim de semana, a equipe do hospital consegue realizar 22 cirurgias ortopédicas. A unidade também passou a realizar cirurgias complexas como de fêmur e úmero.
Para a diretora do Hospital de São Raimundo Nonato, Nilvania do Nascimento, o ano de 2019 foi muito produtivo porque praticamente dobrou o número de atendimentos e procedimentos cirúrgicos. “O atendimento aumentou muito e significa que pelo menos 7 mil pacientes deixaram de ser transferidos para unidades como de Floriano e Teresina, desafogando o atendimento e evitando a superlotação nessas unidades. Isso mostra a nossa capacidade e que podemos muito mais”, explica a gestora.
O Hospital Senador Cândido Ferraz atende à população de 18 municípios da região e cinco cidades da Bahia.
Este ano, o Governo do Estado enviou, ao todo, cinco respiradores para o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz. Agora, a unidade de saúde possui 15 leitos de UTI para atendimento de pacientes com Covid-19 (sendo que cinco foram doados pela empresa Enel) e 20 leitos clínicos respiratórios.