O Hospital Getúlio Vargas (HGV) já realizou 5.541 testes para detectar o novo coronavírus em profissionais de Saúde, segurança pública e pacientes desde que foi implantado o Núcleo de Assistência ao Servidor (NAS) através do Centro de Testagem. Dos testes realizados, 4.999 foram negativos e 545 apresentaram resultados positivos. Os dados são do Laboratório de Análises Clínicas do HGV, no período de 17 de abril a 7 de julho.

 

Destes 5.541 testes realizados para o Sars-Cov-2, 3.613 foram realizados em funcionários do HGV, 1.238 profissionais da Segurança Pública e 690 em pacientes e acompanhantes. Dos 3.613 testes realizados em profissionais de saúde, estão inclusos os testados e os retestados (profissionais que fizeram mais de uma vez o teste), 390 foram positivados e dos 1.238 profissionais da Segurança testados, 129 também apresentaram resultado positivo.

 

O HGV também realiza o teste em todos os pacientes e acompanhantes que são admitidos no Hospital. Dos 690 pacientes e acompanhantes testados, 77 foram positivos. Para a coordenadora do Laboratório, Lilibeth Sales, esses 77 pacientes positivos, não estão inclusos os que já vem referenciados de outros hospitais com o laudo positivo.

 

O HGV possui no momento 1834 servidores ativos, destes 390 foram diagnosticados com COVID-19 através do NAS entre abril e junho, representando uma taxa de 21%. Segundo a coordenadora do NAS, Cleidiane Pinheiro, o núcleo realiza o rastreamento de profissionais assintomáticos através de retestagens periódicas, bem como o afastamento do trabalho e acompanhamento dos servidores com sintomas de infecção respiratória, viabilizando o diagnóstico precoce de COVID-19. “Desde que o NAS foi implantado temos oferecido suporte e o cuidado necessário aos nossos servidores diante das repercussões que a COVID-19 nos apresenta, além disso assumimos uma responsabilidade social no contexto da pandemia, atendendo aos familiares dos nossos servidores e profissionais de várias instituições estaduais que não possuem estruturas para testagem”.

 

O diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, informa que o HGV é o único Hospital que disponibiliza de um atendimento exclusivo ao Servidor, com consultas, exames e análise do material coletado. “A primeira providência que tomamos quando o Governo do Estado determinou que, também, seríamos referência para os casos da Covid-19, foi implantar um Núcleo para atendimento, exclusivo, dos colaboradores que estariam na linha de frente. Este foi o primeiro passo, que foi providenciar um local para acolher e tratar o servidor”, explica o gestor.

 

Segundo ele, todos os profissionais positivados, foram acolhidos e tratados pelo NAS do próprio HGV. “A maioria que deram positivo, já foram tratados e retornaram ao trabalho”.