Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Rede de saúde do Piauí já atendeu mais de 80 pacientes de outros estados
Já foram atendidos nos hospitais do Estado pessoas do Maranhão, Pará, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.
Até o momento, o Piauí identificou 86 casos positivos de Covid-19 em pacientes oriundos de outros estados. São pessoas que foram atendidas e diagnosticadas como casos confirmados, mas que não entram nos boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e têm os resultados encaminhados para seus estados de origem.
Já foram atendidos nos hospitais do Estado pessoas do Maranhão, Pará, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, o maior número de pacientes são oriundos do Maranhão e estão ocupando leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) nas cidades de Teresina, Parnaíba e Floriano.
“Para tentar solucionar esta questão, entramos em contato com Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, que se comprometeu em reforçar os leitos de UTI nas cidades de Chapadinha e Tutoia e, assim, solucionar a questão no norte do Piauí, já que a metade dos leitos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, estão ocupados por pessoas de outros estados”, afirmou o gestor.
Com relação a Teresina, onde está a maioria dos pacientes, foi instalada uma unidade de terapia intensiva no Hospital Alarico Nunes Pacheco, em Timon. “Nós solicitamos um acompanhamento da situação dessa cidade e de Floriano, já que o único paciente na UTI do Hospital Regional Tibério Nunes é oriundo do estado vizinho”, lembra Florentino Neto.
Segundo o secretário, a Sesapi está mantendo um diálogo constante com o Governo do Maranhão para preservar os leitos do Piauí e garantir da forma que foram dimensionados. “O nosso Plano de Contingência foi todo direcionado levando em conta a população do Piauí, por isso que estamos buscando solucionar esta questão”, enfatiza o gestor.