Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Piauí reduz 8,6% dos casos de dengue
Governo recomenda a constante vigilância contra o Aedes aegypti
O Piauí notificou, de 01 de janeiro a 20 de setembro deste ano, 4.579 casos de dengue, o que representa uma redução de 8,6%, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 4.975 casos. Os dados foram apresentados pela Coordenação de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde.
Apesar da redução dos casos de dengue, as notificações de febre chikungunya continuam aumentando, tendo sido registrado 5.364 casos em 2017 representando um crescimento de 154% em relação ao mesmo período de 2016.
Os casos de 2017 foram notificados em 95 municípios, sendo que os municípios de Teresina, São Raimundo Nonato, Parnaíba, Luís Correia e Floriano notificaram mais casos prováveis.
Os casos de zika registraram diminuição, quando comparados os anos de 2016 e 2017, com 215 e 165, respectivamente.
A Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância de evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para isso, recomenda medidas simples para manter os ambientes limpos, como acúmulo de água em pneus, garrafas, latas, caixas d’água descobertas, além de pratos sob vasos de plantas.